Luzes baixas, olhares entretidos nas imagens do telão. Foi assim que 76 pessoas privadas de liberdade que cumprem pena em estabelecimentos penais do Acre receberam a 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional, uma ação coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A atividade faz parte da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
No Acre, a mostra de cinema começou com exibição de filmes na terça-feira, 15, e continuou na quarta-feira,16, na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Tarauacá, e seguiu nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, na Divisão de Estabelecimento Penal de Senador Guiomard.
Além de assistir aos 13 curtas-metragens, os internos participaram de uma roda de conversa, durante a qual puderam falar sobre os filmes, que trazem mensagens sobre o preconceito e empatia. Após a atividade, cada um escreveu um relatório sobre o que conseguiu compreender e absorver dos filmes exibidos.
G. C. S. está há pouco mais de um ano cumprindo pena no estabelecimento penal de Senador Guiomard e agradeceu por poder fazer parte do momento. Ele ressalta que assistir aos filmes trouxe reflexões para ele e para os colegas: “Conseguimos tirar para nós algo de muita importância pelos filmes, então tem tudo a ver com o nosso dia a dia e conseguimos aprender também que nós podemos ser pessoas diferentes”.
No Acre, a atividade é executada pela Divisão de Educação Prisional do Iapen. A chefe do setor, Margarete Santos, explica que “a sessão de cinema tem uma intencionalidade, ela traz um foco reflexivo em cima de preconceitos, não só raciais, mas com o enfoque de eles se olharem e olhar para o outro também, como a pessoa é, sem olhar para estereótipos”.
A mostra de cinema é uma das atividades alinhadas com as metas previstas pelo Plano Pena Justa.
The post Mostra de Cinema e Direitos Humanos é realizada no sistema prisional acreano appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade