Diante do crescente desafio de promover a equidade de gênero, em uma sociedade ainda marcada pelo sexismo estrutural, e da urgência de propiciar o bem-estar das mulheres, o governo do Acre conta com os esforços de diversas instituições, entre elas a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que atua com diversas frentes, e uma delas acontece por meio do Núcleo de Saúde da Mulher.
Inserido no Departamento de Atenção Primária à Saúde (Daps), o Núcleo atua de forma estratégica na promoção e prevenção em saúde, acompanhando a mulher em todas as fases da vida, da gestação à menopausa.
Segundo Natan Ossami, chefe do núcleo, a prioridade é garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e ampliar o acesso à saúde integral. “Nossa principal missão é implementar, no estado, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Entre as metas está a redução da mortalidade materna e o suporte técnico aos municípios”, afirma Ossami.
Uma das ações mais relevantes em andamento é a qualificação de profissionais da saúde para a implementação do novo Protocolo Estadual de Planejamento Sexual e Reprodutivo . Em parceria com o Núcleo de Saúde do Homem e a Rede Alyne, a proposta descentraliza procedimentos como laqueadura e vasectomia, permitindo que os municípios passem a realizá-los. A expectativa é ampliar o acesso a esses serviços e reduzir a demanda reprimida, garantindo o direito ao planejamento reprodutivo.
Outra medida importante é o Curso de Atualização em Pré-Natal de Risco Habitual e Puerpério, previsto para começar em agosto. Direcionado a enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, da Atenção Especializada e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, o curso atenderá profissionais das três regiões de saúde do estado. A iniciativa surgiu a partir da demanda das equipes de saúde e busca qualificar o atendimento a gestantes e recém-nascidos, contribuindo para a redução da morbimortalidade materna, fetal e neonatal.
Entre os projetos futuros, destaca-se a Carreta da Saúde da Mulher, que ofertará atendimentos especializados, como pré-natal de alto risco e ações de rastreio e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa encontra-se em fase de licitação, assim como a aquisição de testes rápidos de gravidez, kits para inserção de DIU e caixas de laqueadura, que reforçarão a estrutura dos serviços voltados à saúde da mulher no estado.
The post Atuação do Núcleo de Saúde da Mulher qualifica atendimento e descentraliza planejamento reprodutivo appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade