Valorizar a saúde de cada trabalhador, é essencial para garantir um serviço público de qualidade à toda a população, com esse objetivo o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) que tem como titular a vice-governadora Mailza Assis, em parceria com a Santa Casa da Amazônia, realizou nesta quinta-feira, 24, na sede da pasta, uma ação de saúde voltada ao Julho Amarelo.
O mês busca alertar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento de doenças hepáticas que afetam o fígado e podem ter consequências graves, como cirrose e câncer hepático.
Durante esta manhã os servidores puderam realizar testes rápidos de hepatites B e C, Sífilis e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), aferição de pressão arterial, glicemia, oximetria de pulso e outros. A ação reforça o compromisso com a saúde do servidor e a prevenção de doenças em várias fases.
A coordenadora, Josiana Bezerra, responsável pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), que atua na coordenação da atividade e no cuidado com a saúde do servidor, informou que todos os meses o setor tem algo temático em relação à saúde.
“E esse mês de julho é o mês do combate mundial às hepatites virais. E a gente fez essa parceria junto à nossa secretária Mailza Assis com a Santa Casa da Amazônia. Hoje a gente vai trabalhar com o teste rápido para essas patologias virais. E amanhã a gente vai trazer junto consulta médica e, possivelmente, vacinação também”, disse a gestora.
A técnica em gestão pública da SEASDH, Sangela Carvalho, descreve o setor como um agente transformador na vida de cada servidor, com o diagnóstico preventivo de doenças da fase inicial até casos mais avançados.
“Foi por meio desse setor que, na época, descobri que estava pré-diabética, algo que eu não sabia. Foi através dos testes rápidos realizados aqui e, depois, do atendimento, que me encaminhou para todos os exames. Aí verifiquei que realmente estava pré-diabética. Foi então que comecei o tratamento, fiz dieta, e o médico recomendou que eu praticasse exercícios físicos. A partir daí, passei a controlar o diabetes”, comentou.
O diretor de Promoção Social da Santa Casa, Anderson Sandro disse que cuidar da saúde do servidor é essencial, principalmente porque presta assistência à outras pessoas, e com a rotina de trabalho, acaba não sobrando tempo para se dirigir à uma unidade de saúde.
“Essa iniciativa da Secretaria é uma parceria muito importante de cuidar dos trabalhadores ligados à SEASDH. Quero dizer à secretária Mailza que estamos com as portas da Santa Casa abertas, com esse papel importante que é cuidar de todos aqueles servidores, de toda aquela população que verdadeiramente precisa e às vezes não tem um acesso tão fácil”, destacou.
Para garantir a participação de todos os trabalhadores, o acesso aos serviços de saúde se estendem até a sexta-feira, 25, com a probabilidade também de atendimento com um médico reumatologista.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), as hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B, C, D e E. Entre elas, as hepatites B e C são as que mais preocupam por sua capacidade de se tornarem crônicas e podem levar a complicações.
The post Servidores da Assistência Social e Direitos Humanos são beneficiados com testes rápidos de hepatites em alusão ao Julho Amarelo appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade