A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) entregou, nesta quinta-feira, 24, cartilhas informativas sobre a Lei Maria da Penha traduzidas para as línguas Manchineri e Huni Kuin. A ação ocorreu nos municípios de Santa Rosa do Purus e Assis Brasil. O material será utilizado como ferramenta de apoio à prevenção e ao enfrentamento da violência contra mulheres indígenas.
“Essa ação reafirma nosso compromisso com o respeito à diversidade e ao direito de todas as mulheres, em todos os territórios. Traduzir a cartilha da Lei Maria da Penha para a língua Huni Kuin é garantir que a informação chegue com clareza e dignidade, fortalecendo a proteção das meninas e mulheres indígenas de todo o Acre”, disse a chefe da Divisão de Povos Originários e Tradicionais da Semulher, Pamela Manchineri.
A distribuição das cartilhas representa uma iniciativa do governo do Acre para garantir o acesso à informação de forma igualitária, respeitando as especificidades culturais e linguísticas dos povos originários. A ação também reforça a atuação da rede de proteção às mulheres em áreas de difícil acesso.
As entregas aconteceram em articulação com lideranças indígenas e representantes locais, tanto em contexto urbano quanto nas aldeias. As cartilhas foram elaboradas com linguagem simples e conteúdo adaptado para o contexto das comunidades, com o objetivo de facilitar a compreensão sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia.
Durante a visita na aldeia Minas Gerais em Santa Rosa, a equipe da Semulher foi acompanhada de um tradutor, que leu a cartilha para toda a comunidade. “Eu li a cartilha em nossa língua para que todos pudessem entender bem. A informação é uma arma contra a violência. Quando a comunidade entende seus direitos, ela se fortalece. É um passo importante para proteger as mulheres e valorizar nosso conhecimento”, ressaltou o tradutor Péres João Kaxinawá.
“Fiquei feliz com essa visita. Agora sei que existem vários tipos de violência e que a mulher pode procurar ajuda. Ouvir isso na nossa língua foi importante, porque assim a gente entende tudo, sem medo de perguntar”, relatou uma das mulheres contemplada com a atividade, Rosélia Kaxinawá.
The post Semulher entrega cartilhas Lei Maria da Penha para mulheres indígenas traduzidas nas línguas manchineri e huni kuin em Santa Rosa do Purus e Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade