O Comitê de Políticas Penais do Acre se reuniu para votar as propostas que vão compor o Plano Pena Justa Estadual, nesta terça-feira, 29. As medidas escolhidas fazem parte do documento estadual, que será assinado pelo governador do Estado, Gladson Camelí, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Laudivon Nogueira, e segue para ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Todas as medidas propostas apresentadas na reunião pelos membros do comitê, formado pelo Poder Judiciário, Executivo, entidades parceiras e sociedade civil foram acolhidas. Entre as metas está a ampliação e melhoria de ambientação dos serviços ofertados dentro dos presídios, melhoria na infraestrutura das unidades prisionais, na saúde, na educação, promoção de trabalho e renda, ampliação de serviços para pessoas egressas em vulnerabilidade social, e também dos serviços prestados pelo Escritório Social do Iapen; combate à superlotação e ao racismo estrutural dentro do sistema prisional, entre outras.
O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Marcos Frank Costa, membro do Comitê, falou da importância da criação do Plano Pena Justa Estadual: “É um momento histórico para o sistema prisional. Parabenizo a todos os integrantes do Comitê, em especial os servidores do Iapen, pelo comprometimento com o Plano Pena Justa, que vai trazer grandes avanços para as penitenciárias do Acre”.
O Plano Pena Justa Estadual vai complementar o documento nacional, que traz mais de 300 metas que devem ser alcançadas até 2027.
The post Comitê de Políticas Penais vota proposta para Plano Pena Justa Estadual appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade