Prefeito Tião Bocalom e equipe do governo do Acre estão em Brasília buscando avanços para o saneamento nos municípios acreanos
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO), Tião Bocalom, liderou nesta semana uma importante agenda institucional em Brasília, com foco no cumprimento das metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento. A reunião contou com a participação do Governo do Estado do Acre, representado pelo secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, e dos presidentes das autarquias municipal e estadual de água e esgoto, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população acreana.
Durante o encontro com o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que também preside o Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FIDIRS), Eduardo Corrêa, o prefeito Tião Bocalom apresentou as pactuações firmadas entre os prefeitos dos 22 municípios acreanos, a AMAC e o Governo do Estado. Um dos principais pontos destacados por Bocalom foi a unificação de esforços para garantir que os estudos técnicos exigidos pelo novo marco sejam realizados de forma coordenada, com liderança do Governo do Estado e apoio direto da AMAC e do CINRESO.
"Essa é uma demonstração clara de que os municípios do Acre estão unidos em prol de um objetivo maior: levar saneamento básico de qualidade para todos os acreanos. Nosso papel como AMAC é justamente esse: articular, representar e buscar soluções integradas que fortaleçam cada cidade do nosso estado", destacou o prefeito Tião Bocalom.
Outro tema levantado pelo prefeito Tião Bocalom foi a importância da articulação internacional para garantir o sucesso do projeto. Ele solicitou apoio do governo federal na interlocução com os governos da Bolívia e do Peru, com o objetivo de desenvolver ações de saneamento conjunto nas cidades de fronteira que compartilham a mesma bacia hidrográfica com o Brasil, além de buscar integração com municípios vizinhos dos estados do Amazonas e Rondônia.
O secretário nacional elogiou a iniciativa liderada por Tião Bocalom e reconheceu os avanços obtidos pelo Acre na organização institucional do setor. Ele garantiu que o MIDR e o FIDIRS darão total apoio às próximas etapas do projeto, reforçando a importância da regionalização e da integração entre os entes federativos.
Além do prefeito Tião Bocalom, participaram da reunião Ricardo Brandão, secretário de Planejamento do Estado, José Bestene, presidente do SANEACRE, Enoque Pereira, presidente do SAERB, Luis Almir, presidente da AGEAC e Emerson Leão, diretor do CINRESO.
A atuação firme e articuladora do prefeito Tião Bocalom à frente da AMAC e do CINRESO reforça seu compromisso com a agenda de desenvolvimento sustentável e a busca por soluções conjuntas para os desafios históricos enfrentados pelos municípios acreanos na área do saneamento básico.
Sensação
Vento
Umidade