O que educação profissional, arte e gastronomia têm em comum? Uma oportunidade única de apresentar resultados alcançados pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), na 50ª edição da Expoacre, em Rio Branco. Alunos dos centros de Gastronomia e de Arte e Cultura levaram muitas novidades ao estande, nas noites de terça, 29, e quarta-feira, 30.
A programação no estande do Ieptec foi bastante interativa na quarta noite de exposição, com os cursistas da Usina de Arte apresentando uma pequena mostra do que produziram no decorrer da formação técnica em produção de áudio e vídeo. Foram realizadas releituras audiovisuais de cenas clássicas do cinema e da televisão produzidas pelos alunos.
E no segmento gastronômico, as atividades na Expoacre ficaram a cargo da equipe e estudantes da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, na noite de quarta, 30. Os docentes e discentes desenvolveram receitas doces e salgadas com ingredientes regionais.
Com o tema “Gastronomia Acreana: o sabor da região Norte”, os chefes de cozinha da escola e alunos criaram receitas especiais para apresentar na Expoacre. São elas: suspiro de graviola, brigadeiro branco com geleia de cajá, bolinho de mandioca recheado com pirarucu, coxinha com massa de mandioca e recheio de costela, bolo de mandioca com calda de cupuaçu, bobó de pirarucu, e pavlova desconstruída com graviola.
O aluno do curso de cozinheiro, Juan Mourão, comentou sobre sua experiência como cursista na escola da Rede Ieptec: “Os professores são de qualidade e têm uma ótima didática com os alunos, além de serem empenhados em dar o seu melhor. Eu gosto muito do curso e recomendo!”, disse Juan.
Para Natália Nascimento, cursista de gastronomia, “a escola [de gastronomia] nos permite ter experiências de fazer coisas novas, pratos novos, e nos dá uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho para atuar na cozinha, já que eu já estou finalizando o curso e, com ele, o ensino médio, pois estou no terceiro ano”.
Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “o Ieptec tem muito o que mostrar ao público na Expoacre. Temos 5 centros em Rio Branco, e as equipes estão apresentando o trabalho que desenvolveram nos segmentos de serviços, saúde, cultura e arte, agricultura e agropecuária, e, hoje, gastronomia, com todas essas novidades. Então, vale muito a pena visitar o nosso estande”, convida o gestor.
Com a Escola de Gastronomia no comando, o espaço do Ieptec estava repleto de pratos “de encher os olhos”, mas a atração principal foi o “bolo em movimento”, feito com massa amanteigada e recheios de araçá-boi (fruta originária da Amazônia) e cajá, com cobertura de ganache de chocolate. O bolo fez sucesso na feira.
Pensando em levar a iguaria gastronômica e tecnológica para ser exposta em um evento que acontecerá em Brasília/DF, o bolo será aprimorado e ganhará novos elementos. Na ocasião, a Escola de Gastronomia vai representar o governo do Acre, por meio do Ieptec, durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica realizada pelo governo federal, em outubro.
The post Arte e gastronomia atraem público ao estande do Ieptec na 50ª edição da Expoacre appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade