A Capital do estado do Acre, completa exatamente 140 anos nesta quarta-feira (28). Rio Branco foi fundada por Neutel Maia em 28 de dezembro de 1882, às margens do Rio Acre. Na época, o local rapidamente se tornou um porto comercial e trouxe a urbanização para o seringal, que foi criado com o nome Volta da Empreza.
Quando o território foi anexado ao Brasil, a cidade mudou de nome para Vila Rio Branco e virou a capital apenas do Departamento do Alto Acre. Ela virou a capital em 1920 quando o estado foi unificado em um único governo territorial.
Concentrando o maior número de habitantes do estado, Rio Branco é formada por dois distritos tem uma população de mais de 419 mil moradores, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para comemorar essa importante data para a Capital acreana, as comemorações iniciam às 17h com apresentação dos escoteiros mirins, da fanfarra da Escola Estadual Neutel Maia, assinatura do termo de compromisso para restauração do monumento em honra a Neutel Maia e também a assinatura do decreto que cria o projeto de lei para implantação da comenda Neutel Maia.
Sensação
Vento
Umidade