No mês de julho de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou o painel de dados Conectividade nas Escolas. O novo ambiente reúne informações sobre o mapeamento de conectividade de diversas fontes, como o Censo Escolar, os compromissos decorrentes do Edital do Leilão de 4G e o medidor de velocidade do NIC.BR, por exemplo.
A estruturação dessas informações em dashboard foi feita por iniciativa do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado em atendimento ao Edital do Leilão de 5G.
No final de 2022, 3,4 mil escolas no País (2,5%) não tinham acesso a rede de energia elétrica, 9,5 mil (6,8%) não dispunham de acesso à Internet e 46,1 mil (33,2%) não possuíam laboratórios de informática. Os números foram disponibilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Painel Conectividade nas Escolas, disponível no portal da Agência.
Os dados mostram que o Acre tem um total de mais de 1.500 escolas, sendo 1.097 em áreas rurais, e 412 em áreas urbanas, deste total, 694 escolas sem internet e 680 escolas em áreas rurais sem internet. No Estado do Acre, 90,9% das escolas não possuem laboratório de informática.
O município de Santa Rosa do Purus, interior do Acre, conta com 92,2% das escolas sem acesso à internet e 93,8% sem energia elétrica.
Os dados da Anatel podem ser acessado aqui:
https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas
Sensação
Vento
Umidade