Com colaboração de Evander Freitas
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) assinou nesta quarta-feira, 13, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), no intuito de desenvolver e fortalecer programas e projetos relacionados às cadeias produtivas da sociobiodiversidade, além de promover ações estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado.
Entre os principais objetivos do acordo estão a prestação de serviços tecnológicos, a promoção das cadeias produtivas da Sociobiodiversidade nas Unidades de Conservação Estaduais, o fortalecimento e expansão da Rede de Sementes Florestais do Acre, e a disponibilização do espaço físico para o funcionamento do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), na sede da Funtac.
O prazo de vigência do Acordo de Cooperação será de 36 meses a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.
O plano de trabalho que compõe o ACT prevê a prestação de serviços tecnológicos para a execução de programas e projetos para os setores agroflorestais e de construção civil, contribuindo para o fortalecimento da bioeconomia e a melhoria da qualidade de vida da população, colaborando para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressaltou que o acordo fortalece a ação integrada das duas instituições.
“A Funtac possui uma grande expertise no desenvolvimento de novas tecnologias e cadeias produtivas, e vamos caminhar juntos nos processos para realizá-los da melhor forma. Essa parceria vai levar mais perspectivas e oportunidades de renda para a população que vive nas unidades de conservação. Hoje, fortalecemos essa ação integrada das instituições do governo do Estado, seguindo o objetivo do governador Gladson Camelí de estarmos todos no mesmo propósito de cuidar das pessoas”, concluiu.
O presidente da Funtac, João Paulo Bittar, afirmou que o Acordo de Cooperação Técnica inaugura uma nova fase na relação entre a Sema e a Funtac.
“Nós, Sema e Funtac, já trabalhamos em várias cadeias, mas de forma paralela. Hoje, estamos unindo esforços para alcançarmos mais eficiência na entrega para a comunidade. O acordo contempla diversas iniciativas, como a Rede de Sementes, que vamos fortalecer e buscar criar onde ainda não existe. É muito gratificante ver o governo atuando em consonância. Essa é a intenção do Acordo de Cooperação Técnica”, declarou.
The post Secretaria do Meio Ambiente e Fundação de Tecnologia do Acre firmam acordo de cooperação técnica para fortalecer cadeias produtivas da sociobiodiversidade appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade