Numa parceria entre governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação dos Municípios do Acre (Amac) foi realizado nesta quarta-feira, 13, o encontro Planejar para Desenvolver: Cidades Empreendedoras, gestões responsáveis. O evento foi realizado no auditório do Sebrae, em Rio Branco.
O encontro contou com representantes dos 22 municípios do Acre, além de representantes do Poder Executivo estadual e municipal, do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) e da Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE).
O evento é a primeira ação do programa Cidade Empreendedora, parceria firmada entre o governo do Acre e o Sebrae , que visa fortalecer a gestão pública municipal e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, com ações estratégicas voltadas para a capacitação técnica das prefeituras, incentivo ao empreendedorismo local e modernização dos instrumentos de planejamento e desenvolvimento urbano e institucional.
O secretário de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão, ressaltou a relevância da união entre diferentes esferas de governo para promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população. “Essa é uma reunião de múltiplos níveis, com governo federal, governo estadual e governo municipal trabalhando juntos com um único objetivo: melhorar a qualidade de vida de cada pai, mãe e família, garantindo condições de uma vida digna e preservando nosso estado”, afirmou.
Ele agradeceu ao Sebrae e às instituições parceiras pelo engajamento e reforçou que o município é o ponto de partida para as transformações. “Tudo acontece em cada um dos nossos municípios, e a primeira medida do governo do Estado, orientada pelo governador, foi se colocar à disposição de todos eles, apoiando”, destacou.
O gestor enfatizou, ainda, que o planejamento é essencial para captar recursos e fortalecer as gestões. “Quando temos um bom planejamento focado no desenvolvimento local, fica mais fácil saber o que pedir ao governo federal e buscar apoio de outras entidades que investem nas cidades, como o Sebrae faz hoje, entregando qualificação, consultoria e capacidade para cada município”.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Acre, Vandré Prado, abriu o evento destacando o compromisso da instituição com o fortalecimento dos municípios e o apoio ao empreendedorismo local. “Nós temos muitas soluções a levar para os municípios e, graças a esse esforço, vamos conseguir fincar a bandeira do Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, em todos os municípios do nosso estado. Isso para nós é motivo de muito orgulho e de muita alegria”, afirmou.
Ele ressaltou a importância do planejamento e da preparação das gestões para os desafios atuais: “Precisamos adequar nossos instrumentos legais e criar ambientes de negócios para que os empreendimentos, especialmente os pequenos, possam se desenvolver. Renovamos aqui o nosso compromisso de estar junto dos municípios com o único objetivo de levar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, destacou a importância do planejamento para fortalecer as gestões municipais e promover o desenvolvimento. “Tenho certeza que esse dia de trabalho aqui vai ser muito bom, porque nós precisamos planejar em cada um dos nossos municípios, e são os municípios que formam o estado. As pessoas conhecem o prefeito, o vereador, os problemas que acontecem na rua e na casa delas. Então, tudo acontece no município. Não tenho dúvida que isso é fundamental”, afirmou.
Ele reforçou, ainda, que a gestão econômica deve ser prioridade. “Nós temos que cuidar da parte econômica, porque é a economia que resolve a parte social e também a parte ambiental”, completou.
O evento se estendeu até o final da tarde desta quarta-feira e contou com quatro painéis que abordaram temáticas relevantes para o projeto, como o programa Cidade Empreendedora e os fóruns municipais de Desenvolvimento, a importância do Plano Diretor para os municípios, a Lei Orgânica Municipal e as recomendações do Tribunal de Contas do Estado para aprimorar a gestão pública.
A programação incluiu apresentações técnicas, debates e momentos para troca de experiências entre os participantes, além de espaço para encaminhamentos e formação do Comitê Gestor Municipal.
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