Os mais variados projetos foram desenvolvidos pelas escolas para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cuja fase estadual foi realizada entre os dias 12 e 13 de agosto nas dependências da Escola de Ensino Integral Armando Nogueira, em Rio Branco.
Entre esses projetos sobre meio ambiente está o “Educação contra as queimadas: protegendo o nosso futuro”, desenvolvido por alunos da Escola Rural Nova Esperança, localizada no município de Capixaba.
O coordenador do projeto, professor Antônio Ferreira, destacou que a iniciativa de desenvolver esse trabalho surgiu a partir de uma ideia concebida na própria escola. “Foi uma escolha dos alunos, que realizaram uma votação, então ele acabou sendo selecionado”, explicou.
A partir da votação, toda a comunidade escolar se envolveu no projeto por meio de palestras e apresentações. “Também fizemos visitas às residências próximas e, por estar numa área rural, a comunidade acaba sendo muito impactada pelas queimadas”, enfatizou o professor.
Para ele, abordar a temática ambiental, sobretudo as queimadas, é fundamental. “A escola assume um papel essencial como base deste projeto. Ao desenvolver esse trabalho, a escola contribui para a prevenção das queimadas, principalmente na zona rural, onde os impactos são maiores”, enfatizou.
“No ano passado, vivenciamos um período de intensa fumaça, com a suspensão das aulas e a interrupção de atividades em órgãos públicos. Portanto, ao trabalharmos na prevenção, conseguimos mitigar os efeitos das queimadas em nosso estado”, fez questão de dizer.
Além de tudo, na sua avaliação, a escola busca demonstrar a importância do meio ambiente e da qualidade do ar que se respira. “Ao manter um ar mais limpo e saudável, com a colaboração da comunidade, acreditamos que estamos alcançando o nosso principal objetivo que é evitar as queimadas”, afirmou.
Entre os integrantes do projeto desenvolvido pela escola Nova Esperança está o estudante Davi da Silva Menezes, do nono ano do ensino fundamental, anos finais. Com o projeto, ele diz que aprendeu a valorizar mais a natureza e, também, sobre a biodiversidade do nosso estado.
“A partir desse trabalho também pudemos conhecer várias culturas, inclusive dos povos indígenas e isso foi enriquecedor, já que houve o impacto das queimadas que vivenciamos no ano passado e esse trabalho reflete a nossa preocupação com essa problemática”, disse.
The post De Capixaba, alunos de escola estadual transformam combate às queimadas em aprendizado na Conferência do Meio Ambiente appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade