A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Centro de Formação dos Servidores, ligado ao Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae), realizou nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19, uma formação dos programas #tamojunto e Elos – Construindo Coletivos.
A formação aconteceu na Estácio/Unimeta e os programas realizam prevenção às drogas nas escolas de ensino fundamental. O #tamojunto trabalha com alunos do 8º ano do ensino fundamental, anos finais, e o Elos – construindo coletivos, com os alunos do 2º e do 4° ano do fundamental, anos iniciais.
O professor Hélio Guedes, articulador dos programas do Centro de Formação dos Servidores, informou que a formação envolve professores e coordenadores pedagógicos de 10 escolas de tempo integral da rede ensino. “Os programas de formação que as escolas estão aderindo abordam a prevenção ao uso de drogas com foco no desenvolvimento de habilidades sociais e no senso crítico das crianças e adolescentes”, enfatizou.
“Acreditamos que a simples transmissão de informações não é suficiente para gerar o efeito preventivo desejado, e esses programas de prevenção são orientados pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, foram desenvolvidos com base em estudos e possuem evidências de sua eficácia na proteção contra o uso abusivo de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes”, disse.
Em relação à metodologia da formação, explicou que está sendo repassada para que se possa implementá-la nas escolas de maneira inovadora. “A metodologia desses programas constitui um diferencial significativo, e as aulas são estruturadas com oficinas, rodas de conversa, visando torná-las mais dinâmicas”, explicou.
O professor Arnan Gomes, de Língua Inglesa da escola Maria Chalub Leite, disse que a formação está sendo bastante interessante e surpreendente. “Eu imaginava que seria diferente do que está sendo, mas está tratando a prevenção de forma diferenciada, tratando o aluno com mais cuidado, com atividades e não apenas com caráter informativo”, ressaltou.
Quem também destacou a importância da formação foi a professora Fátima Navarro, que trabalha disciplinas diversificadas na escola Dr. Flaviano Flávio Batista. “Essa formação está sendo muito importante e bom seria se todas as escolas pudessem ser contempladas, pois percebemos que essa metodologia funciona na prática com os alunos”, frisou.
A professora Paula Alves, pedagoga da escola Clarice Fecury, destacou se tratar de uma formação inovadora. “Vamos poder trabalhar com as crianças sem falar diretamente das drogas. Vamos trabalhar o autocontrole, a concentração, a confiança e a liderança, e todas as escolas deveriam aderir porque isso vai transformar o aluno em sala de aula de maneira lúdica e com senso de protagonismo”, destacou.
The post Educação do Acre realiza formação de prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade