“Nosso Rio Juruá está bem cheio e já atingiu a cota de alerta. Hoje estamos na marca de 12,15 metros, e tomamos o cuidado de já preparar o plano de contingência caso seja preciso dar apoio pras famílias que moram em áreas de alagamento. Desde 2021, quando assumimos a prefeitura, que temos nos preocupado com essa situação e feito um trabalho com muita atenção e cuidado. São muitas famílias atingidas todos os anos, por isso, estamos monitorando e de prontidão, dia e noite, com o nosso pessoal da prefeitura, sempre dispostos pra ajudar”, declarou o prefeito Zequinha Lima, nesta manhã, em suas redes sociais.
Com as fortes chuvas que atingiram os municípios do Vale do Juruá, o nível do Rio Juruá nesta segunda-feira (23), está 35 centímetros acima da cota de alerta, de acordo com a Defesa Civil do município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
O coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, José Lima, disse que o manancial está com 12 metros e 15 centímetros, mas informou que ainda não há famílias desabrigadas. “O Juruá amanheceu hoje com 12 metros e 15 centímetros, mas ainda não há famílias desabrigadas, isso só ocorre após a conta de transbordo que é de 13m”.
Por dois anos seguidos Cruzeiro do Sul sofreu alagações históricas, que exigiram grande mobilização por parte da prefeitura, mas também da sociedade e de instituições parceiras, como o Governo do Estado. Devido ser uma operação que exige uma logística complexa é importante que todos os envolvidos estejam de prontidão.
Sensação
Vento
Umidade