Evento no Peru pode contribuir para plano estratégico de abastecimento de água em Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), está participando do II encontro, da 1ª Oficina do Comitê d...
29/08/2025 15h00
Por: Redação068
Fonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC
A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), está participando do II encontro, da 1ª Oficina do Comitê de Fronteira Peru/Brasil com o tema ‘Mesa de Meio Ambiente e Desastres’, promovido pela Gerência Regional de Gestão de Risco de Desastres, que reúne autoridades e representantes de países da região amazônica para discutir ações estratégicas diante de eventos climáticos extremos.
Além do Saerb, a comitiva da Prefeitura conta com representantes da Defesa Civil Municipal, reforçando o compromisso do Prefeito Tião Bocalom com o planejamento e a prevenção de desastres naturais.
Continua após a publicidade
“Buscamos estratégias que nos ajudem a manter o abastecimento regular”, destacou Enoque. (Foto: Secom)
O evento, realizado em Puerto Maldonado (Peru), nos dias 28 e 29 de agosto, aborda temas como desastres ambientais, impactos sociais e estratégias conjuntas para minimizar os efeitos desses fenômenos nas populações amazônicas.
De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a participação no evento internacional sobre desastres ambientais e mudanças climáticas contribuirá diretamente para o desenvolvimento de estratégias que minimizem os impactos da estiagem sobre o abastecimento de água à população de Rio Branco.
“Com o nível do Rio Acre já em baixa, buscamos estratégias que nos ajudem a manter o abastecimento regular, como perfuração de poços profundos, criação de grandes reservatórios de água, de modo a enfrentar os possíveis impactos à população”, destacou.
A participação da prefeitura é fundamental nesse cenário, especialmente diante do agravamento da estiagem no Rio Acre, que pode começar a afetar o abastecimento de água em Rio Branco. A troca de experiências e o fortalecimento da cooperação internacional são passos importantes para a adoção de medidas eficazes e antecipadas frente à seca severa que atinge a região todos os anos.