O Estado do Acre passa a contar com mais 51 profissionais capacitados para atuarem na linha de frente da segurança pública. A nova turma concluiu neste sábado, 30, a 24ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp), realizado em Rio Branco, sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).
O curso é voltado para o aperfeiçoamento técnico e prático de agentes das forças de segurança do estado, entre elas a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Penal. Ao todo, os alunos cumpriram uma carga horária intensiva de 60 horas/aula ao longo de uma semana, com treinamentos exigentes que simularam situações reais de risco e operação.
Entre os conteúdos abordados no Coisp estão disciplinas como: APH tático (atendimento pré-hospitalar), técnicas de algemação, armamento, munição e tiro, sobrevivência policial, abordagem a veículos e pessoas, abordagem a edificações, além de operações urbanas, que foram realizadas na sexta-feira e no sábado, no bairro Cidade do Povo.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, ressaltou o valor estratégico da formação para o Acre, dizendo que capacitar os agentes é investir diretamente na proteção da população. “Os conhecimentos adquiridos aqui são fundamentais, não apenas para a atuação eficiente em campo, mas também para garantir a integridade dos próprios profissionais. A formação integrada permite que as forças atuem com mais união, técnica e precisão”, afirmou.
A realização de cursos como o Coisp fortalece a integração entre as instituições e eleva o padrão técnico das operações no estado. O coordenador do curso, Vandernilson Peres, também destacou a importância do trabalho conjunto entre as corporações afirmando que o conhecimento recebido na formação é fundamental para termos profissionais mais preparados.
“Em nome da Sejusp e do CIEPS, nós temos a grande satisfação de encerrarmos hoje a 24ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública. É um curso que contemplou as forças que integram o sistema de segurança pública. Foi uma semana muito desgastante, mas extremamente enriquecedora. Tivemos diversas disciplinas e até operações reais. Para o Cieps e para a segurança pública, este é um momento muito importante”, enfatizou.
The post Acre forma 51 novos profissionais pelo Curso Operacional Integrado de Segurança Pública appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade