A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou nesta segunda-feira, 1º, o balanço das Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registradas em Rio Branco entre os meses de janeiro a agosto deste ano. O levantamento mostra que houve uma redução de 50% nas MVIs da 3ª Regional e de 10% na 2ª Regional, com destaque para a queda geral de 34% nos casos de homicídios em toda a cidade.
Os dados reforçam o impacto positivo das políticas de segurança adotadas em parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco. A 3ª Regional, que abrange bairros da parte alta da cidade como São Francisco, Tancredo Neves, Jorge Lavocat, Irineu Serra e Alto Alegre, foi a que apresentou o melhor desempenho, com uma redução pela metade dos crimes violentos. Já a 2ª Regional, que contempla bairros do 2º Distrito como Cidade do Povo, Belo Jardim I, II e III, Taquari, Vila Acre, Santa Inês e Santo Afonso, também apresentou uma queda significativa.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, destacou o papel fundamental da tecnologia e da cooperação entre os poderes públicos nesse resultado, afirmando que a redução nos índices de violência é fruto de um esforço conjunto e contínuo entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco.
“A instalação de mais de 250 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, monitoradas 24 horas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC), tem reforçado a atuação preventiva das nossas forças de segurança. Esse investimento em tecnologia tem sido essencial para coibir crimes e ampliar a sensação de segurança da população”, disse.
Além das ações ostensivas, a Sejusp, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), tem garantido o monitoramento permanente de 103 pontos estratégicos em áreas de grande circulação, como o circuito da Gameleira, Mercado Velho, Parque Chico Mendes, Horto Florestal, Praça da Revolução, Praça Povos da Floresta, Lago do Amor, entre outros.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, enfatizou o papel das ações integradas entre as forças de segurança pública dizendo que esse resultado não seria possível sem o trabalho conjunto das forças de segurança estaduais e municipais. “Temos atuado de forma integrada, com operações diárias de monitoramento nos principais pontos de saída da capital, interior e regiões turísticas. Essa presença constante, aliada ao trabalho de inteligência e patrulhamento preventivo, tem sido determinante para combater o crime de forma eficaz”, explicou.
O coordenador do programa Rio Branco Mais Segura, da Prefeitura, Ezequiel de Oliveira Bino, também comemorou os números e reforçou que apesar dos bons resultados, o trabalho precisa continuar e se estender para as outras regionais da capital.
“Em nome da Prefeitura de Rio Branco, nós gostaríamos de parabenizar o governo do Estado, que através da Secretaria de Segurança Pública e dos órgãos que compõem o sistema integrado, conseguiram, no primeiro semestre de 2025, reduzir ainda mais os índices de mortes violentas registrados, em particular, na capital. Esses índices vêm registrando queda desde o ano 2018, fruto dos investimentos que o governo do Estado vem realizando e das estratégias assertivas que a Secretaria de Segurança Pública vem adotando. Quem ganha com isso é a população de Rio Branco, que tem uma cidade cada vez mais segura”, destacou.
The post Segurança divulga queda nos índices de homicídios nas regionais da capital appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade