Com colaboração de Rosely Cabral
O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e de Administração (Sead), segue em ritmo acelerado na construção da nova sede do Arquivo Público do Acre, em Rio Branco. Com a conclusão das estruturas e das alvenarias nos prédios administrativo e de arquivo, os trabalhos avançam nesta semana com a execução de serviços internos, bem como instalações hidrossanitárias e drenagem.
“O prédio administrativo já está, inclusive, com a cobertura concluída. O lastro de contrapiso será finalizado para em breve fazer o piso granilite. No prédio do arquivo, toda a estrutura já está pronta e, em seguida, será feita a cobertura e os acabamentos de reboco”, destacou o engenheiro civil da Seop e fiscal da obra, Ney Rocha.
As instalações hidrossanitárias e a drenagem das águas pluviais no entorno estão em plena execução. Já começaram as escavações para a rede de drenagem, responsável por coletar toda a água do estacionamento e das coberturas, conduzindo-a ao destino final.
Segundo o fiscal, as próximas etapas incluem a aplicação de selador nas paredes e a execução das instalações elétricas. “Demos início aos drenos dos ares-condicionados, e a empresa já está providenciando os dutos para iniciar o sistema de climatização e renovação de ar”, acrescentou.
O prédio administrativo será térreo, enquanto o arquivo contará com um pavimento adicional, o mezanino, espaço que abrigará todos os arquivos em armários deslizantes.
As obras também têm gerado trabalho e renda para trabalhadores da construção civil, caso do pedreiro Manoel de Jesus. “No aspecto pessoal, esse serviço garante o sustento da minha família. Profissionalmente, a cada obra que participo, ganho mais experiência. É uma oportunidade importante para crescer”, afirmou.
A nova sede contará com setores administrativos e técnicos, como direção-geral, salas de acervos de consultas e de arquivo, mezanino, divisões de recebimento e triagem de documentos, de conservação, de restauração, de identificação e classificação, além de núcleo de digitalização e áreas de arquivamento.
Localizada na Alameda Ministro Miguel Ferrante, no Portal da Amazônia, a obra terá 2.047,80 m² de área construída e 1.993,08 m² de área pavimentada, incluindo 777,62 m² de estacionamento. O terreno possui 4.900 m².
O investimento é de aproximadamente R$ 6,5 milhões, fruto de convênio do Estado com a Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
“Por determinação do governador Gladson Camelí, estamos garantindo um espaço moderno, seguro e adequado para preservar e valorizar a história do nosso estado. Essa obra vai centralizar e organizar documentos que registram não apenas como o Acre foi construído, mas também informações estratégicas para o futuro. É um legado que assegura a memória institucional e cultural para as próximas gerações”, enfatizou o gestor da Seop, Ítalo Lopes.
The post Governo do Acre avança na construção da sede própria do Arquivo Público appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade