Mais de 90 profissionais de assistência social que trabalham diretamente com a população acreana foram certificados nesta sexta-feira, 19, com o CapacitaSUAS, no auditório da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira. A iniciativa é promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Instituto de Educação Tecnológica do Acre (Iepetec).
A formação faz parte do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), que tem o objetivo de garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do Suas, visando à implementação das ações dos Planos de Educação Permanente e ao aprimoramento da gestão do Suas nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.
A diretora de Assistência Social da SEASDH, Siomary Benevides, disse que a sensação é de dever cumprido:
“Estamos com o dever cumprido e, com certeza, eles estão mais qualificados para levar todo esse conhecimento aos usuários, a cada um em seus respectivos municípios. Só quem tem a ganhar é a população, com profissionais mais preparados e com as trocas de experiências que tivemos aqui entre eles”, destacou a gestora.
Jecilene Rocha, assistente social de Sena Madureira, afirmou que a capacitação abriu um leque de conhecimentos e vai ajudar no dia a dia com os usuários do Suas.
“Quero agradecer à Secretaria de Assistência Social e à nossa vice-governadora, Mailza. A capacitação foi muito importante para o nosso desenvolvimento. Desde 2013 que não acontecia, e foi gratificante participar. O curso foi excelente e agradeço a todos os colaboradores, a todo mundo que estava presente e que fez com que fosse um sucesso”, ressaltou.
Profissionais que atuam nas redes de atendimento, como o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Centro Pop, as gestões municipais e demais órgãos de assistência no estado, marcaram o momento com a certificação emitida nesta semana.
O presidente do Iepetec, Alírio Wanderley Neto, ressaltou que essa parceria é apenas o começo para implementar mais serviços no Acre: “Quero agradecer à nossa vice-governadora, Mailza, pelo excelente trabalho que ela vem fazendo, tanto como vice-governadora quanto dentro da Secretaria de Assistência Social, no governo Gladson Camelí. E isso é só o começo, porque na semana que vem já teremos outras etapas, outras turmas”, afirmou.
Erondi Francisco Martins, que se formou no curso de controle social do Suas, destacou que é muito gratificante participar da capacitação pelo aprendizado adquirido.
“A gente representa um grupo de pessoas que fazem uso do Suas. Às vezes essas pessoas recebem um benefício como se fosse uma obrigação de alguém fazer aquilo por elas, mas não sabem que é um direito garantido por lei. Então, poder se capacitar para ajudar essas pessoas a adquirir conhecimento, para nós, é muito gratificante”, explicou.
Em 29 de setembro, a formação abrirá uma nova turma para os profissionais do Alto Acre, e, em novembro, outra etapa de capacitação será realizada, dividida por regionais.
A aplicação do programa conta com a parceria do Instituto Evaldo Lodi (IEL) e do governo federal no investimento e acompanhamento da formação.
The post Assistência social certifica 96 profissionais para aprimorar serviços sociais no Acre appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade