Novembro Azul: Prevenção e conscientização são as formas para evitar câncer de próstata

Novembro Azul: Prevenção e conscientização são as formas para evitar câncer de próstata

O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, e foi desenvolvido no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a partir de 2011. A campanha é voltada para a conscientização do autocuidado por parte do homem, sobretudo no combate precoce ao câncer de próstata, o segundo mais recorrente entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 29% da população masculina foi diagnosticada com a doença em 2021, correspondendo a uma média de 65 mil homens. De acordo com os relatórios do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), entre 2020 e 2022 foram registrados, em média, 45 pacientes com a patologia, ao ano.

O município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, tem buscando conscientizar o homem sobre a importância da prevenção, já que tratado precocemente a chance de cura é de 95%. Na cidade o mês foi dedicado a trazer informações por meio de palestras nas unidades de saúde em órgãos públicos e locais de trabalho. O exame preventivo pode ser realizado nas unidades de saúde.

Coordenador da Saúde do Homem e Trabalhador, enfermeiro Genilson Batista

O Coordenador da Saúde do Homem e Trabalhador, enfermeiro Genilson Batista, falou que o objetivo da prefeitura de Cruzeiro do Sul, era conscientizar a população a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “Nosso objetivo no novembro azul é conscientizar a população masculina a procurar nossos atendimento nas UBS. No novembro azul damos uma significância para o câncer da próstata!! Que se tratado precocemente temos 95% de cura”.

Antônio Sérgio Soares, coordenador estadual do Núcleo de Saúde do Homem, disse que a realização de consultas de rotina, analisar seu corpo, além de atividade física são algumas das medidas que podem ser tomadas para prevenir o câncer de próstata.

“Realizar consultas de rotina, analisar seu corpo e possíveis alterações, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar consumo de drogas e de bebidas alcoólicas são algumas das medidas que podemos tomar para prevenir o câncer de próstata”, enfatizou Sérgio.

Redação068

Notícias do Acre