Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes é inaugurado pela Cooperativa Agroextrativista Asheninka do Rio Amônia

Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes é inaugurado pela Cooperativa Agroextrativista Asheninka do Rio Amônia

Criada no fim da década de 1980, a Cooperativa Agroextrativista Asheninka do Rio Amônia (Ayõpare), tem como objetivo trazer uma alternativa econômicas à exploração predatória de madeira empregada por empresários locais, prática que transformava membros do povo Ashaninka em mão de obra barata. Foram definidos vários produtos, com valor agregado, para gerar renda e assim dar continuidade aos diversos projetos. Atualmente, o povo Ashaninka trabalha para ampliar o leque de alternativas de geração de renda sustentável por meio da estruturação das cadeias de valor da polpa de frutas, mel de abelha nativa sem ferrão, da venda de sementes nativas e de um programa de vivência Ashaninka (turismo).

Na última quarta-feira (30), desenvolvida pela Associação Apiwtxa e Cooperativa Ayõpari dos Asheninka do Rio Amônia no Centro Yor?ka Ãtame em Marechal Thaumaturgo (AC), aconteceu a inauguração do Opiyom?to Opatha Txotxoki Eehatsi Okithoki (Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes). O trabalho é fruto de uma longa parceria com a Conservação Internacional, a partir do projeto Amazon Appeal, e tem como objetivo oferecer merenda de qualidade para as escolas da região.

Wewito Piyãko, umas das lideranças da Associação Apiwtxa, disse que esse momento foi de grande importância, pela conclusão do Núcleo de Polpa de Frutas e Sementes. “Essa inauguração para nós foi de grande importância. É um momento de comemorarmos este grande trabalho. Para chegar até aqui foi difícil, mas conseguimos”.

Já Francisco Piyãko, coordenador do projeto, enfatizou a importância da Cooperativa para a região. “Nos últimos 15 anos plantamos muito, socializamos muito a importância de recuperação de áreas, em produção de plantas, para que ela pudesse produzir nossos alimentos. Há cinco anos atrás os alimentos que essas plantas produziam, eram desperdiçados, a partir desse projeto, vamos aproveitar tudo que essas árvores produzirem”.

As lideranças informaram que a princípio será realizado produção de polpas de açaí e de cupuaçu, com o passar dos meses polpa de outras frutas serão implantadas na produção.

Redação068

Notícias do Acre