ONS investiga causas de apagão no Acre e em Rondônia
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga a causa de um apagão que atingiu os estados do Acre e Rondônia no dia 22 de agosto de 2024. Segundo informações do ONS, a interrupção de 984 megawatts de energia ocorreu às 16h47, e o fornecimento foi restabelecido por volta das 20h40.
O blecaute durou quase quatro horas, afetando o fornecimento de energia na região. As queimadas, agravadas pela seca, estão entre as possíveis causas para a falha, mas ainda estão sendo realizadas investigações para confirmar o motivo exato do incidente. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o problema ocorreu na transmissão de energia.
O governo federal montou uma sala de situação para monitorar o ocorrido e garantir o retorno dos serviços o mais rápido possível. A expectativa é que o ONS divulgue um relatório com mais detalhes sobre as causas do apagão.
Este evento ocorre em um momento em que a região amazônica enfrenta uma das piores secas dos últimos 40 anos, o que tem antecipado e agravado a temporada de incêndios na área.