Parceria lança Plano Estadual para População de Rua
Na manhã da última terça-feira (08), a prefeitura do município de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, realizou o lançamento do Plano Estadual para População de Rua. O programa visa construir políticas públicas para lidar com pessoas em situação de rua. Uma das iniciativas é a criação de um albergue ou casa de acolhimento que vem sendo denominada República dos Moradores de Rua.
O projeto conta com um convênio firmado com o governo do estado no valor de R$150 mil. A expectativa é que o espaço possa ser inaugurado ainda este ano.
As Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social trabalham na elaboração das diretrizes que irão definir o funcionamento da casa e o programa de acolhimento e ressocialização dos moradores em situação de rua.
Um diagnóstico realizado pela secretaria de assistência social do município mostra que ao menos 63 pessoas vivendo em situação de rua em Cruzeiro do Sul, a maioria delas, motivado por drogadição em crack. No ano de 2012 o governo federal criou um programa para enfrentamento ao vício em crack sendo que o Acre foi o quarto estado a aderir ao programa.
“Nas grandes metrópoles brasileiras já se perdeu o controle dessa situação e não podemos permitir que isso ocorra em Cruzeiro do Sul. Este é um trabalho que não é nada fácil, mas que vale a pena ser feito”, disse o prefeito em exercício Henrique Afonso.
Segundo a secretária estadual de desenvolvimento social, Ana Paula Lima, é um desafio grande, mas é importante traçar estratégias. “É um tema que requer nossa atenção e este é um desafio que não se consegue fazer só, por isso é importante esta ação com parcerias para traçar estratégias de políticas inclusivas para essa população”.