Policial militar do Acre se forma em curso de motopatrulhamento tático no Mato Grosso do Sul

Policial militar do Acre se forma em curso de motopatrulhamento tático no Mato Grosso do Sul

Francisco Nunes de Souza Júnior, o 3º sargento F. Júnior, de 37 anos, entrou para o seleto grupo dos 20 Cavaleiros de Aço do Estado do Acre. O militar concluiu no último domingo, 19, o Curso de Motopatrulhamento Tático, na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). A solenidade de formatura ocorre na noite desta terça-feira, 21, na qual os 10 concludentes serão condecorados.

Dividido em dois módulos, o curso teve a duração de 80 dias em solo sul-matogrossense e contou com uma vasta gama de disciplinas teóricas relacionadas à área policial e também específicas do tipo de policiamento. Entre elas, Manutenção e Mecânica de Motocicletas; Instrução Off Road; Pilotagem de Alto Risco; Doutrina Rocam; Noções de Escolta Policial e Legislação Aplicada.

O curso contou ainda com visitas técnicas ao Grupamento de Motos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília; ao Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO); e ao Grupamento Tático em Ações Motociclistas (GTAM) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) .

O curso contou com a visita técnica à Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. Foto: cedida

Com aproximadamente três mil quilômetros de distância entre Rio Branco (AC) e Campo Grande (MS), após enfrentar a BR-364 por três noites e dois dias de ônibus, a saudade de casa foi uma das dificuldades encontradas pelo militar. Distante de sua esposa e de seus dois filhos, um deles de apenas três meses, o sargento se empenhou para realizar o sonho de ser cursado na área.

O militar, que serve no Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva desde quando o grupamento se encontrava nas unidades de área, destaca a importância do curso para sua carreira. “Na minha carreira fecha um elo, onde dentro desta modalidade estou habilitado tecnicamente a atuar contra o crime em nossa cidade”, disse o sargento, que também é formado no Curso de Distúrbios Civis (CDC) pela Polícia Militar do Acre (PMAC).

O estado do Acre agora conta com 20 cavaleiros de aço, formados nas polícias militares do Amapá (3); Goiás (3); Ceará (5); Rio de Janeiro (1); Mato Grosso (3); Sergipe (3); Bahia (1) e Mato Grosso do Sul (1). Os membros da unidade tem buscado o aprimoramento técnico e especializado, que denota uma melhor prestação do serviço à comunidade acreana.

Redação068

Notícias do Acre