Preço de insumos para construção civil no Acre subiu mais de 30% em 2022

Preço de insumos para construção civil no Acre subiu mais de 30% em 2022

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de construção civil no Acre teve alta nas contratações e fechou o mês de maio com 391 novas vagas.

Apesar da alta do emprego, os preços de materiais para construção estão impactando no custo de produção de imóveis na construção civil. A alta de produtos básicos como ferro, tijolos, cimento e telhas elevou o custo de uma simples obra em até 30%.

Segundo representantes da Federação da Indústria, o mês de junho de 2022 em relação ao mesmo período do ano de 2021, teve uma queda considerável. “Estamos acostumados nos meses de verão as vendas aumentarem, mas este mês tivemos uma leve subida, mas nada comparado ao ano de 2021”.

“Como moramos na região amazônica, onde o verão é a cada seis meses, os contrutores e esperam os seis meses do verão chegar, para iniciar as obras. O verão já chegou, mas o setor de construção ainda está um pouco fraco. Esperamos que o aquecimento da construção civil se dê com maior volume nos meses de julho até novembro/2022”, disse Janaina Terças.

Terças informou ainda que algumas indústrias não querem realizar transporte de materiais para as cidades do Vale do Juruá, por conta da distância o frete se torna inviável.

“Algumas indústrias estão fazendo greves internamente para não fazer transportes de materiais de construção para as cidades do Vale do Juruá, por conta da distância o frete se torna muito inviável. Se continuar da forma que está, a saca do cimento pode chegar a R$ 70,00”, finalizou.

O preço do milheiro do tijolo em Cruzeiro do Sul, no interior do estado do Acre, passa dos R $1.000,00. O ferro em 2022 aumentou cerca de 25%.

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *