Prefeito Bocalom assina lei que amplia o horário de fechamento de bares e conveniências na capital
O prefeito Tião Bocalom, acompanhado de vereadores da base do prefeito, anunciou a assinatura de uma lei que amplia o horário de fechamento das lojas de conveniências no município de Rio Branco. Atualmente, esses estabelecimentos encerram suas atividades às 23 horas, mas a nova legislação permitirá que funcionem até 1h00 da manhã, a nova lei, entra em vigor a partir de 6 de setembro.
“Até entendo que a gente acabou demorando um tempo, mas foi uma discussão bastante grande, não é uma discussão fácil, que era manter aberto até uma hora da manhã. Tem a questão do impacto sobre a vizinhança, o que foi feito também”, disse o prefeito
A medida foi uma resposta aos pedidos dos empresários do setor, que argumentam que a extensão do horário trará benefícios tanto para eles quanto para os clientes. Segundo o setor, muitas pessoas necessitam de produtos e serviços durante a madrugada, e essa ampliação poderia impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade dos estabelecimentos, além de gerar mais postos de trabalho.
O vereador Raimundo Castro explicou que a aprovação da lei foi resultado de uma ação conjunta entre a população, o Legislativo e o Executivo. A Associação de Bares, Restaurantes e Conveniências procurou o Legislativo, que promoveu uma Tribuna Popular e, posteriormente, criou um projeto de lei em colaboração com o Executivo.
O prefeito Tião Bocalom ressaltou que a aprovação da lei foi precedida por uma ampla discussão com os empresários e comunidade. A discussão abordou questões de segurança e o impacto da medida sobre o entorno dos estabelecimentos.
Foto: Wal Fernandes/Assecom