Prefeitura amplia esforços no combate à dengue em Rio Branco

Prefeitura amplia esforços no combate à dengue em Rio Branco

Com unidades de saúde abertas no sábado a medida emergencial diante do aumento de arboviroses busca reforçar atendimento à população.

Em meio ao número elevados de casos de dengue e outras arboviroses, a prefeitura amplia o alcance do atendimento de saúde em Rio Branco. Durante esse sábado (25), quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) – Roney Meirelles, Hidalgo de Lima, Cláudia Vitorino e Rozangela Pimentel – estarão abertas das 7h às 13h para atender à população.

A ação ocorre após a declaração de situação de emergência em saúde pública no início de janeiro, consequência do aumento acelerado de síndromes febris como dengue, chikungunya, zika, mayaro e oropouche. A abertura das unidades é parte de um esforço para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde, sobrecarregado pelas demandas de pacientes que buscam diagnóstico e tratamento.

Os bairros Adalberto Sena, Palheiral, Taquari e Calafate, onde as Uraps estão localizadas, terão a chance de receber atenção imediata, mas a ação também destaca os desafios estruturais no enfrentamento às arboviroses. Saneamento básico precário, falhas no controle de vetores e coleta irregular de lixo são apontados como agravantes da situação.

Redação068

Notícias do Acre