Prefeitura de Rio Branco ajuda na organização de cooperativa com palestras para catadores de lixo

Prefeitura de Rio Branco ajuda na organização de cooperativa com palestras para catadores de lixo

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), entregou na noite dessa quarta-feira (1) certificados para os alunos da cooperativa Ecovida. O curso de cooperativismo foi ministrado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Acre.

O presidente da OCB, Valdomiro Rocha, disse que a convite do Prefeito Tião Bocalom a OCB veio mostrar como uma cooperativa como deve ser.

“A pedido do prefeito e amigo Tião Bocalom e do gestor da SMCCI, Joabe, e , viemos ministrar um curso para demonstrar para as pessoas o que é o cooperativismo, e como funciona uma cooperativa. Nós ministramos o curso, organizamos o estatuto social da cooperativa, o CNPJ… Cuidamos do nascimento da cooperativa.”

Para os alunos esse curso veio acrescentar muito mais informação. A cooperada Marilda Machado, que há cinco anos trabalha como catadora no aterro sanitário disse que já conquistou muito sonhos e agora outros serão realizados.

“O primeiro sonho que realizei foi comprar a minha casa que foi muito importante para mim, minha família, meus filhos. O segundo foi minha moto que comprei, graças a Deus, e o terceiro sonho foi meu carro que comprei há três meses”, disse emocionada.

O secretário de cuidados com a cidade Joabe Lira acrescentou que essa gestão é centralizada no reconhecimento de quem trabalha, por isso os catadores receberam e continuarão recebendo investimentos desta natureza.

“O prefeito Tião Bocalom tem centralizado no reconhecimento do trabalho das pessoas que trabalham lá, dos catadores isso é um reconhecimento. Agora eles vão sair da informalidade através da cooperativa isso vai trazer mais benefícios para eles que poderão se organizar, e com certeza vão ganhar mais dinheiro e realizar mais sonhos.”

Segundo o prefeito Tião Bocalom essa gestão é voltada para o ser humano e por isso uma ação como esta é importante, principalmente, para quem decide ganhar a vida de forma honesta.

“É uma grande coisa que aconteceu aqui hoje: resgatar essa população que catava lixo no lixão para sobreviver em situação crítica, sem ter banheiros para fazer suas necessidades básicas. E quando era época de verão aquilo ali pegava fogo, e eles trabalhavam alí três quatro meses engolindo aquela fumaça era um negócio muito difícil. Deixar de fazer outro trabalho para ir lá para dentro de um lixão pra catar do lixo  para a sua sobrevivência é muita coragem, é muita determinação, é muita vontade de ganhar dinheiro de forma honesta.”

Da Assessoria

Redação068

Notícias do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *