Prefeitura de Rio Branco capacita professores para o Programa MenteInovadora em 2024
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme), está promovendo a primeira formação do Programa MenteInovadora para os professores das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, entre os dias 25 e 27 de junho de 2024. Esta iniciativa é parte do segundo ano de implementação do programa, que começou em 2023 com o objetivo de oferecer aos professores uma ferramenta inovadora para estimular o raciocínio lógico e o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, promovendo a interação entre eles.
De acordo com Hélio Guedes Vasconcelos, gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Seme, a formação permitirá que professores e coordenadores pedagógicos compreendam melhor a metodologia do programa e experimentem as aulas que serão aplicadas aos alunos, relacionando as atividades com os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
A formação presencial está sendo realizada nos auditórios dos hotéis Nobile e João Paulo, no centro de Rio Branco, e é destinada a todos os professores do 1º ao 5º ano e aos coordenadores pedagógicos. Além dessa formação inicial, serão realizadas outras três formações online até o final do ano.
A implementação do Programa MenteInovadora é parte de um conjunto de ações e investimentos em recursos tecnológicos, capacitação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, e incentivo ao uso de práticas de ensino inovadoras, visando melhorar a qualidade da educação e proporcionar um desenvolvimento integral das crianças atendidas pela rede municipal de ensino de Rio Branco.
Sobre o Programa MenteInovadora
O Programa MenteInovadora foi criado em 1994 pela empresa israelense Mind Lab e já foi implementado em mais de 20 países. É reconhecido por várias instituições internacionais de ensino e pesquisa como uma proposta inovadora para a educação. O programa utiliza jogos com materiais personalizados para cada fase da vida do estudante, focando no desenvolvimento contínuo das habilidades éticas, socioemocionais e cognitivas dos alunos. Ele contribui para a recomposição da aprendizagem oferecendo acolhimento, avaliações diagnósticas e processuais, além de recursos diversificados como jogos educativos, exercícios de metacognição e atividades aplicadas a Língua Portuguesa e Matemática.
Foto: Assecom