Prefeitura de Rio Branco incentiva produção de hortaliças de agricultura familiar no município
A prefeitura de Rio Branco por meio da secretaria municipal de Agropecuária (Seagro) realizou a entrega de cerca de 100 toneladas de adubo para auxiliar na produção de hortaliças da agricultura familiar no município.
Nesta primeira fase, 10 famílias, serão contempladas com esse adubo derivado do pó de serra altamente rico em nutrientes que auxiliam no crescimento e desenvolvimento das plantas.
Felício de Freitas é coordenador de Transporte da Seagro. Ele disse que o adubo, popularmente conhecido como paú, será um grande incentivo para os agricultores.
“Estamos fazendo a retirada de material natural que vai fomentar a agricultura familiar. Então os produtores que serão contemplados, nesta ação, são da comunidade do Polo Wilson Pinheiro. Agricultores que participam das nossas feiras e dos nossos mercados”, explicou.
A gestora do Núcleo de Produção Orgânica da Seagro, Luciete Araújo, falou como esse adubo pode potencializar a produção das hortaliças e o cuidado com a terra.
“A gente vê que nessa região tem um substrato de excelente qualidade para a produção de hortaliças e fruteiras, pela questão da nutrição e também da melhoria na qualidade do solo”, disse.
Dona Maria Irene tem 56 anos e diz ser agricultora há mais de 40, ela agradeceu a gestão por estar sempre apoiando e incentivando os produtores.
“Eu trabalho com folhagem orgânica, mas vou buscar no mato e agora eu não preciso mais, isso é uma benção pra ajudar na minha hortaliça, muito obrigada, só tenho que agradecer”, expressou.
“Estou muito feliz porque fazia tempo que eu esperava por esse adubo, não tinha conseguido e agora estou feliz porque minha horta vai pra frente”, disse Maria Deuza, 55 anos, agricultora há 22.
Assim como Irene, dona Antônia Nonata também está no ramo da agricultura há mais de 40 anos, ela reforçou a importância do incentivo dos gestores na agricultura familiar e aproveitou para agradecer.
“Quero agradecer muito o secretário e o prefeito por esse incentivo que é isso que os agricultores precisam, do incentivo público. Porque pra gente sozinho é muito difícil, se não tiver o incentivo do nosso prefeito ou governador para ajudar, não vai. As nossas terras estão cansadas e esse adubo é uma gratidão, porque se fossemos depender só de nós, não teríamos condições. Isso aqui é demais, 10”, concluiu.