Prefeitura e Fórum de Desenvolvimento apresentam resultados do Programa DEL Turismo
A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), e o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre apresentaram, em seminário realizado nesta quinta-feira (25), os resultados do primeiro ano do Programa DEL Turismo na capital.
O encontro incluiu uma apresentação dos projetos executados até agora, como a certificação do Parque Ambiental Chico Mendes e a criação da identidade visual do município, além das ações em andamento.
O chefe do Gabinete Militar da Prefeitura de Rio Branco, Coronel Ezequiel Bino, destacou a importância do programa de turismo na capital acreana, a primeira do estado a aderir. Ele mencionou que o turismo movimenta aproximadamente R$ 277 milhões por ano em Rio Branco.
Rio Branco aderiu ao programa em julho de 2023, tornando-se a primeira capital do Brasil a trabalhar com o Programa DEL Turismo. Um termo de parceria foi assinado entre o presidente do Fórum, José Adriano, e o Executivo Municipal em agosto de 2023.
Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, reforçou a importância da parceria, mencionando que outras prefeituras, como Xapuri e Epitaciolândia, também aderiram ao programa.
Desde a implementação do programa, foram desenvolvidos a identidade turística de Rio Branco, um modelo de governança participativa com mais de 95 representantes da sociedade civil, setor público e empresariado, e o Parque Ambiental Chico Mendes recebeu a certificação Good Travel Seal da Fundação Holandesa Green Destination. O Acre foi destacado no desenvolvimento do turismo sustentável pelas entidades alemãs que financiam o projeto no Brasil.
As ações planejadas para os próximos cinco anos incluem a atualização de roteiros turísticos, a disponibilização de totens explicativos nos espaços turísticos, o fortalecimento do turismo arqueológico, treinamentos na cadeia produtiva do turismo, o fortalecimento do artesanato e a estruturação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Estácio Guimarães, consultor do DEL Turismo, mencionou que os resultados incluem a conclusão da identidade turística do município e o desenvolvimento de outros projetos na cadeia produtiva do turismo em Rio Branco.
Durante o seminário, houve uma palestra com o doutor em turismo Marcelo Milito, sobre “Turismo Sustentável: caminhos e destinos”.
Foto: Assecom