Prefeitura planeja parceria inovadora para combater Déficit Habitacional em Rio Branco
O prefeito de Rio Branco recebeu, na tarde dessa terça-feira (14), o Sindicato da Construção Civil e representantes da Caixa Econômica Federal para discutirem detalhes sobre o projeto “Minha Dignidade” que a prefeitura pretende fazer em parceria com o banco.
Este projeto ambicioso visa construir não apenas casas populares, mas também prédios com apartamentos. O presidente do Sindicato da Indústria de Construção Civil (Sinduscon), Carlos Afonso disse que essa reunião serviu para esclarecer ainda mais o que a prefeitura deseja alcançar com relação ao ambicioso projeto.
” A gente sai com a definição clara do que a prefeitura quer e o que as empresas têm que fazer para se adequarem. Outra reunião já está prevista para a próxima semana, dia 27, de avaliação e verificação do que aconteceu já durante essa semana”, informou Afonso.
Durante essa segunda reunião, o prefeito anunciou um prazo adicional de 45 dias para finalizar os preparativos, incluindo o chamamento, antes de iniciar as negociações com a Caixa Econômica. A intenção é iniciar as contratações ainda neste final de ano ou, no máximo, no início do próximo.
A proposta destaca a colaboração com o programa de financiamento habitacional da Caixa, inserido no Programa Nacional “Minha Casa Minha Vida”. O prefeito enfatizou o compromisso em reduzir o déficit habitacional, proporcionando dignidade a muitas famílias que enfrentam dificuldades financeiras.
O processo incluirá a apresentação de uma lei na Câmara Municipal, baseada nas diretrizes da Caixa Econômica Federal. O prefeito expressou confiança na aprovação rápida, ressaltando o apoio dos vereadores ao projeto “Minha Dignidade”.
A expectativa é que até o dia 27, a lei esteja aprovada, permitindo a abertura do edital para empresas interessadas em participar da construção. O modelo proposto pela prefeitura inclui a concessão de terrenos correspondendo ao valor da entrada do financiamento, proporcionando alternativas de pagamento de prestações que variam entre 450 reais e 1.400 reais, de acordo com a renda familiar.
Este projeto inovador busca não apenas enfrentar desafios habitacionais, mas também promover inclusão social, representando um passo significativo para a administração municipal de Rio Branco é o que garante o prefeito da capital Tião Bocalom.
“Esse é um projeto que a Prefeitura de Rio Branco nunca desenvolveu, um projeto que será feito em parceria com a Caixa Econômica. Onde serão construídas casas populares. Nós vamos construir prédios, aonde vamos ter os apartamentos, dentro do programa “Minha Dignidade” da prefeitura, aproveitando o programa que a própria Caixa Econômica tem, que está dentro do Programa Nacional também do Minha Casa Minha Vida.”
Assessoria: Luiz Cordeiro/Assecom