Prefeitura prepara Parque de Exposições para abrigar famílias atingidas pela cheia
A Prefeitura de Rio Branco tem realizado uma força tarefa para conseguir se antecipar frente ao nível do Rio Acre que está subindo em decorrência das fortes chuvas que assolam a capital acreanae interior. Por isso, todas as secretarias estão mobilizadas para, o quanto antes, reativarem o abrigo do Parque de Exposições.
Na manhã deste sábado (24), as equipes da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), já estavam no local realizando a limpeza do parque e colocando a iluminação no espaço que vai receber as famílias atingidas pela enchente.
“O prefeito Tião Bocalom determinou prioridade total no atendimento às vítimas da enchente. Nós estamos com uma força tarefa aqui no Parque de Exposições desde ontem fazendo a limpeza geral, são mais de 300 pessoas aqui dentro. Tudo que for preciso vai ser disponibilizado para a população que tem sofrido com esse alagamento nas suas casas”, destacou o secretário da SMCCI, Joabe Lira.
De acordo com o chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), José Maria, os boxes deste ano seguirão o mesmo padrão do ano passando, com dois compartimentos, sendo sala e quarto, medindo 4,40 m x 3,30 m.
“Nós iniciamos as construções dos boxes hoje, espero até amanhã estar com 40 boxes já prontos para trazer as famílias que estão desabrigadas. E até, no máximo, segunda-feira concluir os 66 que cabem nesse galpão aqui. Se houver necessidade de mais construção, nós faremos em outros galpões que existem à disposição”.
O secretário municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jonathan Santiago, destacou que na próxima semana o prefeito deve estar assinando o decreto de emergência para que seja possível usar os recursos necessários em prol do cuidado com as pessoas que estão sendo atingidas pela cheia do rio.
“É importante frisar que o município já vai empenhar recursos próprios, não vai esperar nenhum recurso do Governo Federal, haja vista que tudo foi deixado em orçamento e com previsão caso viesse a alagação em 2024, isso já foi planejado e pensado em 2023. Então, o município vai estar prestando esse socorro as pessoas desde as mudanças e também aqui quando chegarem no abrigo com o acolhimento necessário”.
Assessoria