Produção de café no Acre tem crescimento de 256% nos últimos 5 anos

Produção de café no Acre tem crescimento de 256% nos últimos 5 anos

Na semana passada, ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Semana Internacional do Café (SIC), onde reuniu lideranças comerciais e representantes governamentais dos estados brasileiros. O Acre esteve entre uma das principais surpresas com um crescimento de 265% em 5 anos na produção do grão.

Segundo estudos, a área plantada de café (levando em conta a proporção em hectares), cresceu 66% entre 2017 e 2021 – mas a produção (proporção em toneladas) tomou um embalo impressionante, aumentando em 256% no mesmo período.

A animação do setor é especialmente porque as espécies conhecidas como robustas amazônicas, presentes em várias regiões do Acre, têm atraído a atenção dos compradores estrangeiros. O grão é um cruzamento de conilon e robusta – desenvolvidas pela Embrapa para a região Amazônica. A caracterização individualizada de cada um destes clones, algo inédito na cultura do café da região, proporciona liberdade de escolha e agregação de valor à lavoura.

O produtor e proprietário do Café Vô Raimundo, Bruno Oliveira, do município de Mâncio Lima, interior do Acre, diz que esse crescimento da produção do café no estado é graças ao produtor e às políticas públicas. “O Acre tem se tornado uma potência, no que se diz respeito ao café, principalmente por termos um café que se adapta ao nosso clima que é muito diferente dos outros solos e climas de outras regiões. Esse crescimento é uma vitória dos produtores que conseguiram implantar esses clones aqui no estado”.

Ao falar do crescimento da produção de café em Mâncio Lima, Oliveira, disse que o café tem mudado a vida de muitas famílias no município. “Nós produtores somos a engrenagem primordial para o crescimento do cultivo do café aqui em Mâncio Lima, porque acreditamos e fomos para cima. O café tem mudado a vida de muitas famílias. Hoje temos áreas que antes eram inutilizadas e através de um trabalho com esses produtores, eles conseguem produzir seu grão”.

“Uma família aqui em Mâncio Lima com um hectare de terra consegue viver por 100 anos só daquela renda que aquele plantio vai entregar para ela. Com nossa cooperativa conseguimos muitas emendas parlamentares e destinar os recursos para a melhoria da terra do produtor e com isso ele se beneficiar”, finalizou o produtor.

Redação068

Notícias do Acre