Programa de Aquisição de Alimentos é implementado na Terra indígena Kaxinawá de Nova Olinda

Programa de Aquisição de Alimentos é implementado na Terra indígena Kaxinawá de Nova Olinda

No último fim de semana, equipes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater) e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) iniciaram a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda, localizada no município de Feijó. A atividade terá duração de 12 dias e visa o encerramento do projeto que beneficia comunidades indígenas em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

O PAA consiste na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, que são destinados gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade e atendidas pela rede de assistência social. A modalidade em execução é a Compra com Doação Simultânea (CDS), com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O projeto mobilizou 45 famílias indígenas, que comercializaram produtos totalizando mais de R$ 520.000. As entregas incluem quase 60 toneladas de alimentos, com 24 tipos de produtos, como farinha, frutas e pimenta. Os produtos foram entregues em quatro escolas indígenas, beneficiando cerca de 270 alunos.

A parceria entre o governo federal e estadual, por meio da CONAB e Emater, foi destacada pela Superintendente da CONAB no Acre, Alessandra Ferraz, que ressaltou a importância do suporte técnico e operacional durante a execução do projeto. O presidente da Emater, Rynaldo Lucio, complementou que a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas, com a distribuição de alimentos dentro das aldeias e escolas.

O projeto contou com a colaboração de várias instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Fonte: Agência de Notícias do Acre / Fotos: Cedidas

Redação068

Notícias do Acre