Rio Acre já atinge mais de 15 metros em Xapuri
Na cidade de Xapuri, interior do Acre, o Rio Acre subiu quase dois metros em 24h. Segundo dados da Defesa Civil do município, o manancial está atualmente 15,54 metros, sendo que a cota de transbordo é de 13,40 metros.
Ao todo, 26 famílias estão desabrigadas, com um total de 89 pessoas. Além disso, 132 famílias com 396 pessoas estão desalojadas. O banco do Bradesco teve de retirar seus pertences do prédio, para não ser afetado pelas águas.
O prefeito Bira Vasconcelos anunciou a interrupção do fornecimento de energia no bairro da Sibéria, a partir da última quarta-feira (29). “Iremos interromper o fornecimento de energia no bairro, pois o risco é muito grande”.
Quatro bairros estão atingidos pela enchente, entre eles: Centro; Bolívia; Polo Jequiá e Sibéria. Por conta do risco de alagamento na OCA Xapuri, o atendimento na unidade foi suspenso a partir desta terça-feira (28) por tempo indeterminado.
A prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Comitê da Defesa Civil, retirou, na segunda-feira (27), cinco idosos da Casa Lar por conta do risco de alagamento no local. A sede fica na rua Plácido de Castro, no bairro Braga Sobrinho, uma das regiões que foram afetadas.
A secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo momentos de lazer e lanche para as crianças e idosos nos abrigos. No abrigo da Casa Lar, a equipe promoveu um momento de músicas aos idosos que agora estão alocados na escola Alcimar Nunes Leitão. Na escola Anthero Soares Bezerra, a secretaria promoveu brincadeiras, pula-pula e lanche para toda a criançada. As atividades continuarão acontecendo nos demais abrigos da cidade.
Foto: Raimari Cardoso