Rio Branco entre as 10 melhores no Ranking Contábil e Fiscal
A capital do Acre, Rio Branco, atingiu nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O ranking avalia a consistência das informações enviadas pelo governo federal por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Rio Branco está entre as dez melhores capitais do país, ao lado de cidades como Palmas e superando outras como Curitiba, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
Com base nas informações referentes ao ano de 2023, a avaliação destaca a gestão municipal. O secretário de Finanças de Rio Branco, Wilson Leite, comentou que “foi um grande resultado que esta gestão conseguiu alcançar, a série A, de forma inédita. Rio Branco esteve nesse índice de qualidade da informação contábil e fiscal. Todos os nossos contadores estavam bastante ansiosos para saber o resultado. Pouquíssimas capitais hoje, somente dez capitais fazem parte desse seleto grupo. Então é muito orgulho da prefeitura alcançar esse índice tão bom que vai gerar um impacto positivo na captação de recursos e, mais ainda, na qualidade de informações que prestamos, na transparência do gasto público. Estamos muito felizes por isso.”
Desde 2018, o ranking vem evoluindo, aumentando o número de verificações e aprimorando a avaliação da precisão, integridade e qualidade das informações contábeis e fiscais. Em 2020, a STN começou a publicar oficialmente os resultados, incentivando a melhoria contínua da gestão da informação contábil.
Cid Ferreira, secretário de Infraestrutura e Urbanismo, destacou que o reconhecimento “vem desde 2019 e pela primeira vez atinge a série A. É o trabalho da equipe de contabilidade da nossa prefeitura, o trabalho das informações junto ao Tesouro Nacional fazendo com que a prefeitura chegue à série A, para aí poder a prefeitura consolidar que não está apenas trabalhando na parte externa da cidade, mas também na parte interna. Esse foi o trabalho e essa é a gestão de Tião Bocalom, que a Prefeitura de Rio Branco não se resume apenas em execução de obras, tem os trabalhos internos que são feitos e que também viabilizam a execução externa.”
A premiação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal tem como objetivo reconhecer e incentivar os esforços dos profissionais contábeis em melhorar a qualidade das informações prestadas, promovendo boas práticas na gestão pública. Com mais de 160 verificações atualmente, o ranking se tornou uma ferramenta essencial para a transparência e o desenvolvimento da Contabilidade Pública no Brasil.
Em um cenário de crescente demanda por transparência e eficiência na gestão pública, Rio Branco se destaca como exemplo de prática e gestão eficiente.