Seca do rio Juruá dificulta transporte de alimentos e cargas para municípios ribeirinhos do Acre
A seca do Rio Juruá, tem afetado o transporte de cargas e alimentos para as cidades de Porto Walter (AC), Marechal Thaumaturgo (AC) e Ipixuna (AM) e outras comunidades ribeirinhas. Durante esta época do ano é fácil observar bancos de areia ao longo do rio, o que dificulta a navegação de balsas e grandes embarcações.
Segundo os pescadores e comandantes de embarcações, a redução do volume de água reduz a oferta de peixes. A Defesa Civil informou que as águas do manancial estão baixando gradativamente.
Os pescadores afirmam que nas atuais condições o trajeto até a cidade de Marechal Thaumaturgo pode levar de treze a quinze dias; mas a viagem é necessária, pois precisam colocar comida na mesa.
A seca do manancial é comum neste período do ano, mas preocupa os navegantes. Segundo o barqueiro Ademar Ferreira, em diversos pontos é necessário empurrar a embarcação.
“A gente tem muita dificuldade de trabalhar na época do verão e tem que ter muito cuidado. A viagem que a gente demorava uma semana para fazer, está levando até 15 dias”. Às vezes, temos que passar a mercadoria para uma canoa para conseguirmos transpor alguns lugares”, destacou Ademar.
O comandante de uma embarcação que faz o trajeto de Cruzeiro do Sul para Marechal Thaumaturgo, Francisco das Chagas, conhecido como Loiro, disse que nesta época do ano o rio fica difícil de navegar, o que dificulta o transporte de alimentos e derivados para os municípios ribeirinhos.
“O rio está muito ruim para navegar, tem muita árvore e bancos de areia. Estamos encontrando muita dificuldade para navegar pelo Juruá”, disse Loiro.
De acordo com o último Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico da Amazônia Ocidental, divulgado na última sexta-feira (24), os seguintes limiares para cálculo da anomalia por pixel da imagem; menor que 5% (extremamente seco,3), 5 a 20% (muito seco,-2), 20 a 35% (seco,-1), 35 a 65% (normal,0), 65 a 80% (chuvoso,1), 80 a 95% (muito chuvoso, 2) e acima de 95% (extremamente chuvoso, 3). Os dados informaram que o rio Juruá apresenta um quadro de extrema secura, estando em -0.6.