Vale do Juruá ganha força tarefa para combater aumento de focos de incêndios em 2022
O estado do Acre até o dia 26 de junho de 2022, registrou 112 focos de incêndios, com objetivo de minimizar estes números, o Acre foi incluído na força-tarefa para o combate a incêndios e queimadas florestais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançado na semana passada.
O período de estiagem no Acre deve começar a se intensificar. Neste ano, são 31% a mais do que o registrado no ano passado.
No Vale do Juruá foi montada uma força tarefa pelos órgãos de controle e fiscalização, com intuito de conscientizar a população a respeito dos riscos das queimadas e responsabilizar as pessoas que realizam essas práticas. Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quinta-feira (07), no Ministério Público do Acre (MP/AC), com autoridades, para discutir quais serão os focos que serão tomados no combate a incêndios neste período de 2022.
Com objetivo de minimizar a situação de lixos e queimadas, a Prefeitura do município de Cruzeiro do Sul (AC), através da Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando mutirões de limpezas, como disse o secretário Igor Neves. “Estamos com um calendário de limpezas nos bairros, além disso, estamos divulgando nas mídias sociais, justamente para evitar que a sociedade realize essas queimadas nos fundos que quintais ou nas ruas”.
De acordo com o delegado Vinicius Andrade, pessoas que forem pegas fazendo queimadas, serão presas e responsabilizadas. “Essas condutas de queimada é crime, de acordo com a lei ambiental e a punição é de Um a Quatro anos de reclusão mais multa”.
Já Iverson Bueno, promotor do Ministério Público, disse que as queimadas estão aumentando em relação aos anos anteriores e que a sociedade deve se conscientizar. “As queimadas estão aumentando muito comparado aos anos anteriores em nosso estado, então devemos nos conscientizar”, disse o promotor Iverson Bueno.
“Essa força tarefa aqui no Vale do Juruá, tem como objetivo minimizar um pouco os focos de queimadas. Além das equipes de plantão, estamos montando equipes extras, para este período de estiagem. Apenas neste final de semana atendemos cerca de 10 ocorrências de queimadas”, ressaltou o Comandante do Corpo de Bombeiros, Josadac Cavalcante.