“Vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazônia”, afirma presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva
A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando havia 98% das urnas apuradas, às 19h57. Àquela altura, ele tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Jair Bolsonaro (PL), que contabilizava 49,17%.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula ganhou em 13 estados: Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Tocantins, Amazonas e Alagoas.
No Norte, as exceções foram o Amazonas, o Pará e o Tocantins. O Amapá mudou de comportamento entre um turno e outro. No primeiro turno, Lula obteve 45,67% dos votos no estado, frente a 43,41% de Bolsonaro, no Acre o presidente eleito obteve 29,7% dos votos válidos.
Só na Capital acreana, Lula obteve 53.873 votos, o que representa 27,49% dos votos válidos. No primeiro turno foram apenas 25,30%.
Amazônia
Durante seu discurso da vitória em São Paulo na noite deste domingo
Lula destacou a proteção da Amazônia. Ele afirmou que o novo governo terá meta de desmatamento zero.
“Em nosso governo, fomos capazes de reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia, diminuindo de forma considerável a emissão de gases que provocam o aquecimento global. Agora, vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazônia”, afirmou o presidente eleito.
Segundo ele, uma árvore em preservada vale mais que toneladas de madeira ilegal.
“O Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva. Uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente por aqueles que pensam apenas no lucro fácil, às custas da deterioração da vida na Terra”, pontuou Lula.
Governo do Acre
No início da noite de domingo, após a confirmação da vitória de Lula, como presidente eleito do Brasil, o chefe do executivo do Acre, enalteceu o trabalho da Justiça Federal e felicitou a eleição do presidente.
“Antes de tudo, quero parabenizar os juízes eleitorais, mesários, fiscais e, principalmente, os eleitores pela votação pacífica e ordeira que tivemos em nosso estado, em mais uma clara demonstração de respeito à democracia.
Aos representantes do povo, cabe a missão de compreender e respeitar a vontade popular. Por isso, cumprimentamos Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição ao cargo de presidente do Brasil a partir de 2023.
Estamos prontos para trabalhar em harmonia com o governo federal buscando o entendimento e a superação dos vários desafios que nosso estado enfrenta. Desta forma, renovamos nosso compromisso de trabalhar para o benefício das pessoas e acima dos interesses políticos”, escreveu Gladson em suas redes sociais.