Nesta segunda-feira, 26, a Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) do Acre realiza em Rio Branco o Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Estado. O evento tem como objetivo alinhar informações e promover ações conjuntas entre os municípios acreanos. Com a presença confirmada de mais de 20 representantes, entre secretários municipais e gestores, o encontro será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), das 9h às 17h30, com acesso restrito.
Com o tema "Construindo um Espaço de Diálogo e Ferramentas de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável", o encontro visa fortalecer a atuação conjunta em questões ambientais entre as cidades. Serão apresentadas as atividades do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA), ações de comando e controle, além dos planos estaduais em revisão e execução. Também serão abordadas questões relacionadas à implementação de Planos de Gestão Ambiental e Territorial Indígena.
A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, ressaltou a importância do evento e enfatizou que a integração entre os municípios é fundamental para enfrentar desafios como o combate ao desmatamento e queimadas.
"Buscamos uma maior integração com os municípios para que possamos tomar decisões em conjunto. Pretendemos alinhar estratégias, necessidades e ações governamentais prioritárias com os secretários municipais. Além disso, discutiremos formas de intensificar o combate aos crimes ambientais e garantir a implementação das ferramentas existentes", afirmou Messias.
A realização do Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Estado do Acre reforça a importância da cooperação e da busca por soluções conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável. O Acre, sendo um dos estados com maior cobertura florestal da Amazônia, possui um papel fundamental na preservação ambiental. Nesse contexto, o encontro se torna uma oportunidade para fortalecer as ações de proteção da floresta e do meio ambiente, garantindo um futuro mais sustentável para o estado e contribuindo para a preservação da biodiversidade amazônica como um todo.
Foto: Pedro Devanir/Agência de Notícias do Acre
Sensação
Vento
Umidade