O Instituto Federal do Acre (IFAC) – Campus Cruzeiro do Sul marcou presença de forma expressiva na Expoacre Juruá, com um estande promovendo ciência, tecnologia, educação e empreendedorismo. A instituição levou ao público diversas atividades interativas e educativas que envolveram os cursos técnicos e de licenciatura, destacando o papel do Ifac na formação cidadã e no desenvolvimento regional.
No espaço principal, foram realizadas demonstrações nas áreas de Biologia, Física e Matemática, com jogos que estimularam o raciocínio lógico e desafiaram o público de forma lúdica e envolvente. O curso de Licenciatura em Física realizou uma exposição interativa com experimentos que aproximaram os visitantes dos conceitos científicos. Entre os destaques estiveram demonstrações de refração da luz com lentes, explicações sobre distúrbios visuais, uso do gerador de Van de Graaff — que mostrou fenômenos da eletricidade — e observações da Lua por meio de telescópios, o que despertou grande interesse pela Astronomia.
Professores, em conjunto com estudantes, promoveram oficinas de construção de foguetes em escolas da região, com foco na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A ação fortaleceu os vínculos com a educação básica e valorizou o ensino de Ciências nas escolas públicas locais.
Na área de Biologia, teve apresentação de uma amostra de materiais do laboratório, incluindo animais preservados em formol, como tubarão, estrela-do-mar, jacaré e lulas. Microscópios e lupas permitiram aos visitantes observar estruturas biológicas, como fungos, células vegetais e pólen.
O projeto IF Maker do Juruá, espaço voltado para fabricação digital, chamou a atenção com a impressão 3D multifilamentos, voltada para a cultura geek/nerd e produção de objetos educacionais, como modelos atômicos e jogos de tabuleiro. Também foram apresentados itens feitos com corte a laser em MDF, como troféus, caixas e placas.
Na área da robótica, foram exibidos robôs humanoides, carros, protótipos de resgate e dispositivos que resolvem o cubo mágico. Um dos destaques foi um protótipo de irrigação automatizada, controlado por celular e voltado para pequenos e grandes produtores, com foco na economia de água e sustentabilidade ambiental.
Na área de alimentos, teve exposição de produtos desenvolvidos com os alunos a partir de matérias-primas locais. Entre eles, destacam-se o armazenamento de açaí e buriti in natura , sem adição de conservantes, com validade de até seis meses, além de compotas e picles de mandioca e pupunha. O grande destaque foi a produção artesanal de chocolate feito com amêndoas de cacau da região, com mínima adição de açúcar, incentivando o empreendedorismo baseado na valorização dos recursos locais.
O diretor-geral do campus em Cruzeiro do Sul, Raelisson Walter, avaliou a participação do Ifac como uma das melhores participações na feira de exposição do Juruá: “Tivemos que estender o horário de visitação todos os dias, devido ao grande número de visitantes. Fiquei muito feliz ao ver o interesse genuíno das pessoas pela ciência, tecnologia e inovação. Foi inspirador observar visitantes de todas as idades parando, perguntando e querendo entender o que estava sendo apresentado. Isso mostra que nosso trabalho está alcançando a comunidade e despertando curiosidade e admiração”, afirmou.
Walter também destacou o papel estratégico da instituição no desenvolvimento regional. “O Ifac – Campus Cruzeiro do Sul é fundamental para a formação de técnicos e professores licenciados que atuam diretamente na transformação da realidade do Vale do Juruá. Iniciativas como essa, durante a Expoacre Juruá, demonstram a importância de aproximar o conhecimento científico da população”, finalizou.
A professora Raphaela Bomfim, engrandece a participação da instituição na Expoacre, nessa 20ª edição: “O Ifac teve a oportunidade de apresentar alguns dos trabalhos e atividades que fazemos na instituição, o que nos proporciona trazer o público para mais perto de nós e de nossas ações”, disse.
Bomfim ainda destaca, que essa é uma oportunidade de dialogar com a comunidade, ouvir suas demandas e mostrar que a educação pública e gratuita pode transformar realidades. Nossos alunos são protagonistas em projetos que têm impacto direto na vida das pessoas aqui na região”, finalizou.
A presença do estande do Ifac reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do Acre, destacando o papel da educação como pilar fundamental para a construção de um futuro mais sustentável, inovador e inclusivo para o Vale do Juruá.
The post Na Expoacre Juruá, estande do Ifac se destaca nas áreas da ciência, inovação e empreededorismo appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade