A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza nos dias 8 e 9 de julho, na Universidade da Amazônia (Unama), em Rio Branco, a Oficina de Avaliação Pós-Evento: Seca e Estiagem, no âmbito da Sala Nacional de Emergências Climáticas em Saúde.
O objetivo da oficina é analisar, de forma participativa, a resposta coordenada à seca e à estiagem de 2024 nos estados Acre, Amazonas e Pará. A iniciativa busca identificar boas práticas, reconhecer os principais desafios enfrentados e levantar lições aprendidas, fortalecendo a capacidade de preparação e resposta do sistema de saúde local frente a eventos extremos.
“Para esse evento, em específico, vamos ter dois dias. No primeiro convidamos pessoas para discutir como foi o evento de seca e estiagem em 2024. Enquanto no segundo dia teremos uma perspectiva de preparação, ou seja, quais são as ações mais importantes para nos prepararmos para esses eventos que podem ocorrer no futuro”, explica a coordenadora geral de preparação para emergências em saúde pública do Ministério da Saúde, Taynná Almeida.
A atuação é tripartite, envolvendo municípios, Estado e União, para garantir uma resposta conjunta e efetiva às emergências climáticas. O público-alvo é composto por servidores da Sesacre, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, da Defesa Civil e da Superintendência do Ministério da Saúde no Acre. A participação desses profissionais é essencial para a construção coletiva de estratégias mais eficazes no enfrentamento de desastres no território.
“Nós estamos aqui para avaliar tudo o que foi realizado no período do ano passado, verificar nossas fragilidades ou o que ficou por fazer, para que possamos corrigir, e manter o que nós acertamos. Dessa forma, faremos um plano mais assertivo para os eventos futuros”, destaca a chefe do Centro de Formações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Débora dos Santos.
O momento é visto como uma oportunidade para refletir sobre a atuação do sistema de saúde durante a crise e aprimorar as futuras respostas. “Aqui vamos conseguir mensurar como foi a nossa resposta à emergência em saúde pública que enfrentamos no ano passado em relação à seca e estiagem. E, com isso, vamos construir um novo plano de ação para emergência em saúde pública, corrigindo ações e melhorando o que for necessário. É um momento que a gente pode ver tanto pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria na nossa saúde pública”, finaliza o assessor técnico do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Sesacre, Marcos Malveira.
The post Oficina reúne profissionais de saúde para fortalecer respostas a emergências climáticas appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade