Como parte das ações de prevenção ao sarampo, diante do surto registrado na Bolívia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), tem intensificado a vacinação em todo o estado, em parceria com o Ministério da Saúde, para evitar a reintrodução da doença no estado.
Entre os dias 1º e 10 de julho foram aplicadas 2.754 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Do total, foram 322 doses de rotina, 2.231 doses aplicadas durante as ações de intensificação e 201 doses zero, conforme balanço parcial de 14 municípios que responderam ao levantamento da Sesacre.
A secretária adjunta de Atenção de Saúde Ana Cristina Moraes, destaca que a vacina é a principal forma de prevenção contra o sarampo. “Nosso foco é proteger nossa população, principalmente nossas crianças, de uma doença grave e que pode ser evitada por meio da vacinação. Reforçamos nosso pedido para que as famílias levem seus filhos às unidades de saúde e mantenham a caderneta de vacinação em dia”, afirmou.
No último sábado, 12, uma equipe da Sesacre realizou, em Brasileia, uma ação intensificada de vacinação, alcançando 351 doses administradas em seis pontos de vacinação. A iniciativa faz parte do esforço conjunto para proteger a população, principalmente nas regiões de fronteira.
A coordenadora estadual do PNI, Renata Quiles, explica que a cobertura vacinal em crianças menores de dois anos está em 87,35% para a primeira dose e 67,57% para a segunda dose. “Tivemos um aumento na meta de vacinação com o início de um novo mês, o que impacta temporariamente no percentual de cobertura, mas seguimos intensificando as ações para alcançar o maior número de crianças possível, garantindo a proteção necessária contra o sarampo”, explica.
Ainda como parte das ações de enfrentamento, o Acre recebe nesta terça e quarta-feira, 15 e 16, uma equipe do Ministério da Saúde com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância para evitar a reintrodução da doença no estado . Durante os dois dias, será realizado o seminário “Imersão sobre Sarampo: aspectos clínicos, epidemiológicos, imunização e diagnóstico”. O evento será realizado em Rio Branco e também em Brasileia, contando com representantes dos países fronteiriços, reforçando a importância da atuação integrada entre as nações.
Apesar de o Acre não registrar casos de sarampo desde 2000, a alta transmissibilidade do vírus e a circulação em países vizinhos reforçam a importância de manter a vacinação em dia. O sarampo pode evoluir para complicações graves, como pneumonia e meningite, e levar a óbito, principalmente em crianças.
A vacina tríplice viral está disponível em todas as unidades básicas de Saúde do Acre. A Sesacre reforça que, em caso de sintomas como febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse e coriza, a população deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima, evitando aglomerações para reduzir o risco de transmissão.
A vacinação contra o sarampo é recomendada não apenas para crianças, mas também para adultos, de acordo com o Ministério da Saúde.
* Dose zero (capital e municípios de fronteira)
1ª dose aos 12 meses
2ª dose aos 15 meses
É necessário ter pelo menos 2 doses registradas na caderneta (independente da idade em que vacinou)
É necessário ter pelo menos 1 dose registrada na caderneta (independente da idade em que vacinou)
The post Acre intensifica vacinação contra o sarampo na fronteira e reforça importância da imunização appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade