Diante dos desafios impostos pelo verão amazônico, que reduz drasticamente o volume dos rios e ameaça o abastecimento de água, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), vem articulando estratégias eficazes para garantir que a população de Cruzeiro do Sul não sofra com a seca.
Nesta última terça-feira, 22, uma importante intervenção foi realizada no igarapé São Salvador, principal ponto de captação de água tratada da região. A ação proativa contou com o desassoreamento e aprofundamento da área de captação, utilizando uma escavadeira hidráulica para ampliar a capacidade de retenção de água.
“Essa é uma ação de extrema importância para nossa gente. Água é saúde, água é vida. E, por isso, não medimos esforços para garantir que nenhum acreano fique desassistido. Seguimos trabalhando com planejamento e compromisso, sempre guiados pela orientação do nosso governador Gladson Camelí, que tem como lema cuidar de gente”, afirmou o presidente do Saneacre, José Bestene.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, também reforçou o papel das instituições diante do cenário desafiador da estiagem. “Nosso trabalho é contínuo e integrado. Transformar as dificuldades causadas pela seca em soluções práticas é uma missão que encaramos com seriedade. O Deracre segue lado a lado com o Saneacre e demais órgãos, buscando viabilizar alternativas para manter a dignidade da nossa população, principalmente em momentos como este.”
A união entre os dois órgãos estaduais demonstra não apenas eficiência técnica, mas também sensibilidade social. Ao garantir que a água continue chegando às torneiras das famílias de Cruzeiro do Sul, a gestão estadual consolida seu compromisso com políticas públicas sustentáveis e com o bem-estar de todos os acreanos.
Amauri Sinhor, diretor regional do Deracre no Juruá, explica a medida técnica. “Aprofundamos mais o igarapé na área de captação de água para dar condições do sistema captar e abastecer nossa cidade”, detaca Amauri.
Essa iniciativa faz parte das estratégias para viabilizar o combate aos efeitos negativos do verão amazônico e tem como objetivo assegurar o abastecimento contínuo durante os meses mais críticos do ano, preservando a qualidade e o volume necessário para atender a cidade e, caso necessário, será replicada em outros municípios.
The post Ação conjunta entre Saneacre e Deracre potencializa segurança hídrica em Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade