“Estamos educando esses jovens para começar a pensar na terceira idade de forma diferenciada, com mais amor, carinho e respeito”, afirmou a orientadora educacional do Senac Acre, Conceição Moura, ao relatar os impactos da roda de conversa entre alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Acre e idosos do Grupo de Convivência do Sesc. O encontro foi realizado nesta sexta-feira, 25, no Sesc Bosque, como parte do projeto Juventude Conectada e em alusão ao Dia dos Avós, data comemorada a cada dia 26 de julho.
A ação é a segunda etapa de um projeto social liderado pelos próprios jovens do Programa de Aprendizagem do Senac Acre. A iniciativa já havia promovido, anteriormente, oficinas de informática, dança e jogos com o mesmo grupo de idosos na unidade do Senac Bosque. Desta vez, porém, os estudantes foram até o espaço do Sesc para aprofundar a troca de experiências.
Para Marizete Melo, gerente de Assistência do Sesc no Acre, a proposta vai além da comemoração: reforça que os idosos merecem valorização, pois carregam sabedoria, histórias e contribuíram para a sociedade. “Resgatar esse respeito pelo idoso é essencial para o fortalecimento dos vínculos entre gerações”, destacou.
Durante o evento, que reuniu idosos acompanhados de seus netos, os participantes compartilharam histórias, reflexões e vivências. Zaion Eduardo, um dos alunos envolvidos, falou sobre o quanto a experiência foi transformadora. “O maior aprendizado é que a idade não é um empecilho. O que importa é o olhar positivo para a vida. Essa troca foi uma enorme inspiração”, comentou.
A participante do grupo de idoso do Sesc Maria Gertrudes Vieira de Carvalho, de 78 anos, destacou o valor dessas atividades para a autoestima e a saúde emocional da pessoa idosa. “Com esses encontros, a gente se sente vivo. Eu estava num baixo-astral danado, sem vontade de sair de casa. Mas participei da oficina ‘Mente Ativa’, e tudo mudou. A gente ensina, aprende e volta para casa renovada”, declarou.
O projeto de integração intergeracional foi desenvolvido como parte do Projeto Integrador (PI) do Senac, atividade acadêmica que visa unir conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, incentivando os alunos a desenvolver soluções reais para problemas do mercado de trabalho ou da sociedade.