Saldo positivo de empregos formais marca 2024 no Acre
O Acre encerrou os onze primeiros meses de 2024 com um saldo positivo de 7.191 empregos formais, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Foram 51.391 admissões e 44.200 desligamentos no período, representando uma variação relativa de 6,83%.
Apesar do resultado acumulado positivo, o estado registrou saldo negativo de 372 postos de trabalho no mês de novembro. Rio Branco liderou as perdas com 110 postos encerrados, seguido por Sena Madureira (-194) e Senador Guiomard (-34). Municípios como Brasileia e Acrelândia apresentaram os melhores desempenhos no mês, com a criação de 33 e 14 novos postos, respectivamente.
Egídio Garó, assessor da presidência da Fecomércio-AC, destacou que fatores como o custo elevado de insumos e a desvalorização cambial impactaram as atividades econômicas no estado. Segundo ele, a migração de trabalhadores para outras regiões do Brasil também contribuiu para o cenário adverso em novembro.
Nacionalmente, o saldo de empregos formais foi positivo em 2024, com destaque para os setores de Serviços e Comércio. O resultado reflete a recuperação gradual do mercado de trabalho formal em diversas regiões do país.