O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) reativou nesta quinta-feira, 23, o Conselho Consultivo do Complexo Estadual de Florestas do Rio Gregório, com a presença de lideranças comunitárias, gestores estaduais e sociedade civil. A reunião foi realizada na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Rio Liberdade, localizada na BR-364, no km 81, em Tarauacá.
A solenidade teve início com a entrega dos termos de posse dos novos conselheiros do biênio 2025-2027, que passaram a compor oficialmente o colegiado responsável por acompanhar e fortalecer a gestão participativa da unidade de conservação.

Na reunião foi apresentado um balanço das ações realizadas neste ano, destacando a redução do desmatamento e queimadas na região, além de diversas iniciativas realizadas ao longo do ano, que beneficiaram centenas de famílias moradoras da unidade. Entre as ações, estão o programa Saúde na Floresta; a distribuição de 85 kits de casas de farinha a cinco associações locais; mutirão de serviços socioambientais, com cessão de barcos, e doação de 2,5 mil mudas de café clonal.
Além das parcerias com instituições como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a realização do curso sobre combate à mandarová, voltado ao controle de pragas em produções agrícolas. Outras ações incluem limpeza dos rios Gregório, Acuraua e Tauari e a reforma da Ugai do Rio Liberdade, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

Os conselheiros puderam dialogar sobre as principais demandas das comunidades e manifestaram agradecimento pelas políticas públicas e investimentos que têm chegado ao território, especialmente pelo fortalecimento da atuação dos brigadistas comunitários no combate às queimadas ilegais e na prevenção de incêndios florestais. Os comunitários também apresentaram demandas e sugestões para aperfeiçoar a gestão do território.
Durante a reunião foram entregues dez roçadeiras, adquiridas por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Vanda Milani. Os equipamentos foram destinados às seguintes associações: dos Pequenos Produtores Rurais do Seringal São Pedro, dos Pequeno Produtores Agroflorestais das Comunidades Mamoré e Maracanã; Agroflorestal do Baixo Gregório; Agroextrativista São Francisco de Assis e Fortaleza Acreana, apoiando as atividades produtivas da região.

“O conselho é um espaço importante para discussão, deliberação e para traçar as prioridades para as comunidades que vivem no Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (Cferg). É com grande satisfação que fortalecemos a participação social, garantindo que nossas unidades de conservação funcionem plenamente e também sejam espaços de produção sustentável para as famílias que vivem nessas áreas.”,
Leonardo Carvalho, secretário de Meio Ambiente

“ O Conselho Consultivo do Cferg é o coração da gestão participativa da unidade de conservação, porque aqui nós vamos reunir todas as informações, as opiniões das comunidades que aqui vivem e poder ajudar de forma mais efetiva na tomada de decisão e também ouvir os anseios das comunidades”,
Claúdia Lima, gestora do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório

“O retorno do Conselho é a realização de um sonho para nós. Sabemos que, por meio dele, teremos um espaço mais fortalecido de diálogo com as autoridades que representam o Cferg. Esse é um momento histórico, que marca uma nova fase para o presente e o futuro das nossas comunidades e dos nossos filhos.”
Lucivan Rodrigues, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Mamoré Maracanã

“A atuação da Sema no Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório tem uma importância enorme para nós, trabalhadores rurais. São ações que realmente atendem às nossas necessidades, como a entrega das casas de farinha e o Programa Saúde na Floresta. Tudo o que está sendo feito dentro do Cferg é uma bênção para o produtor, porque representa reconhecimento e melhoria nas nossas condições de vida.”
Cleomilton Oliveira, presidente da Associação São Francisco de Assis

“Queremos agradecer à Sema pela entrega da roçadeira, que vai facilitar muito o trabalho no campo. Antes, o produtor perdia muito tempo roçando no terçado, mas agora, com o novo equipamento, o serviço será feito de forma mais rápida e eficiente. Essa iniciativa vai melhorar significativamente a vida do produtor rural.”
Maria Elida Mesquita, presidente da Associação Fortaleza Acreana

“O Conselho é um espaço muito importante para os representantes da agricultura familiar, onde podemos contribuir com as decisões do Estado. Já fomos beneficiados com barcos, kits de farinha e agora com a entrega de roçadeiras, o que ajudará muito no trabalho dos produtores. Recentemente também recebemos materiais para a canalização do rio, melhorando o escoamento da produção.”
Alcidiones Ponciano, presidente da Associação Agroflorestal do Baixo Gregório

Foram empossados os novos conselheiros, entre eles o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, que assumiu a presidência do órgão, e sua suplente, Cláudia Lima, além de representantes de diversas instituições públicas e comunitárias que integram o colegiado.
A Cooperativa dos Produtores Familiares e Econômico Solidário da Floresta do Mogno (Coopermogno) é representada por Valdenice Souza e Cristiano Fernandes; a Associação Agroextrativista São Francisco de Assis, com Cleomilton Oliveira e Francisco dos Santos; a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Seringal São Pedro, representada por Maria Queiroz e Nazide de Lima; e a Associação Agroextrativista Fortaleza Acreana, com Maria Elida Lima e Valéria Lucia Lima.
Também foram empossados representantes da Associação dos Pequenos Produtores Agroextrativistas das Comunidades Mamoré e Maracanã, Lucivan Rodrigues e Francisco Almeida; da Associação Agroflorestal do Baixo Rio Gregório, Alcidionês Ponciano e Raimundo de Oliveira; e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Tarauacá, Francisco Sandro das Chagas e Fernando José Alves.
Entre os órgãos públicos, tomaram posse representantes da Secretaria Agricultura (Seagri), Alessandra de Sá e Raimundo Queiroz Ricardo; do Instituto de Meio Ambiente (Imac), Ana Cláudia Salomão e Pedro Lucas Peres; de Mudanças Climáticas (IMC), Fabiana Costa e Andréia Reis; de Terras do Acre (Iteracre), Eliane da Silva e Celso Luiz de Souza; e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo dos Santos Morais Neto e Lucas Alexandre da Cruz. A Prefeitura Municipal de Tarauacá também participa do conselho, representada por Antônia Daniela Ribeiro e Adailson de Oliveira.
The post Governo do Acre reestrutura Conselho Consultivo do Complexo de Florestas do Rio Gregório e fortalece gestão participativa appeared first on Noticias do Acre .
Sensação
Vento
Umidade




